Reconhecida como Capital Nacional do Reggae, São Luís ostentou esse título de forma especial nos últimos dias. Durante a 4ª edição do Mobiliza SLZ, movimento que fortalece negócios da economia criativa na capital maranhense até esse domingo (24), o reggae protagonizou atividades que foram desde passeios turísticos a pé ou de barco, que passaram por lugares cheios de história, até oficinas que ensinaram o jeito maranhense de dançar o gênero musical da Jamaica.

A batida lenta e marcada do reggae embalou o “Reggae Cruise”, passeio de barco pelo entorno do Centro Histórico, Barragem do Bacanga e Espigão, permitindo observar a cidade e vivenciar o reggae em uma experiência singular e memorável. “Visitamos pontos históricos fundamentais para a nossa cidade de São Luís. É um passeio turístico, histórico, regueiro e ambiental”, resume o jornalista Ademar Danilo, organizador da ação.

Já o “Roteiro Reggae GDAM”, realizado pelo Grupo de Dança Afro Malungos (GDAM), compartilhou histórias, particularidades e curiosidades sobre o desenvolvimento do reggae na cidade em percurso a pé pelas ruas do Centro Histórico de São Luís e estimulou os participantes a dançarem, visando contribuir para dinamizar a cultura reggae no local. Urubatan Passos, colaborador do GDAM, participou da visita motivado pela paixão à cultura do movimento negro. “Aprendo a cada participação e ensino”, afirma.

Ensinar a dançar o reggae a dois, no estilo conhecido como “agarradinho”, tradicional no Maranhão, foi o foco da oficina de reggae na “Expo BF Preta”, que ocorreu no Bairro de Fátima, e da atividade “Bailando com Reggae Mania”, realizada no Centro. Gestora do projeto Reggae Mania, a educadora física Ada Melo considera o Mobiliza uma vitrine para iniciativas da economia criativa. “Sou muito grata e cada vez mais feliz pelo Mobiliza dar essa oportunidade para nós”, expressa ela.

Para a coordenadora-geral do Mobiliza SLZ, Danielle Abreu, a inserção de atividades do movimento regueiro no Mobiliza buscou fortalecer ainda mais esse segmento da economia criativa. “Esse também é um serviço para o turismo, que incentiva o turista a ficar mais tempo em São Luís tendo mais atividades de lazer disponíveis”, destaca a gestora.

Mobiliza São Luís

O Mobiliza SLZ é um movimento que fomenta a cultura, o turismo e a economia criativa na capital do Maranhão, fortalecendo os empreendedores que atuam nesses segmentos em São Luís. Desde 2021, promove compartilhamento de conhecimento e conecta pessoas, de modo a estimular parcerias estratégicas e também a ampliar a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelos criativos, o que ocorre anualmente durante os nove dias de realização do evento.

No último dia 5 de novembro, o Mobiliza SLZ ganhou um importante reconhecimento no Prêmio Marandu JOMP, na categoria Sociedade Civil. A programação foi organizada pela agência Marandu, reconhecida agência de inovação e empreendedorismo da UEMA. Antes disso, o movimento foi campeão da categoria Melhores Conexões Significativas, no 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, e foi premiado em duas categorias no 1º Prêmio SOLuíses Ecossistema de Inovação.

A terceira edição do Mobiliza, que ocorreu em setembro do ano passado, foi marcada por recordes: foram mais de mil empreendedores envolvidos direta e indiretamente, e mais de 20 mil pessoas alcançadas pelas ações desenvolvidas. Nesta quarta edição, o movimento organizado pelo Sebrae tem o apoio do Sistema Fiema, por meio do Senai e do SESI.

Na manhã do dia 21 de novembro de 2024, iniciou-se na Comarca de Turiaçu a Sessão do Tribunal do Júri, que teve como réu Alesson da Cruz Silva, vulgo “Pelado”, acusado pelo homicídio qualificado de Ernando Roxo da Silva. O julgamento, presidido pelo Juiz Humberto Alves Júnior, titular da Comarca de Pindaré-Mirim e designado para atuar na Comarca de Turiaçu no âmbito do Projeto “Juízes Extraordinários”, foi realizado na Câmara de Vereadores de Turiaçu, devido à reforma em andamento no Salão do Júri local.

O caso em questão remonta ao assassinato ocorrido no dia 1º de julho de 2020, por volta das 10h00min, na “Praça do Abacaxi”, no Centro da cidade de Turiaçu. Naquela manhã, Ernando Roxo estava acompanhado de seus três filhos menores quando foi atingido por diversos disparos de arma de fogo, em um ato brutal que terminou em sua morte. Segundo a denúncia do Ministério Público, a acusação de homicídio qualificado foi sustentada pelo fato de que a vítima não teve chance de defesa, em razão do recurso utilizado pelo acusado, que a tornou totalmente indefesa no momento do crime.

De acordo com informações, durante o julgamento, o Conselho de Sentença, formado por cidadãos da comunidade de Turiaçu, atuou com seriedade e responsabilidade. Após debates intensos, os jurados, por maioria de votos, reconheceram a materialidade e a autoria do crime, respondendo afirmativamente aos dois primeiros quesitos. O terceiro quesito, referente à possibilidade de absolvição do réu, foi respondido negativamente, deixando claro o entendimento de que a acusação era consistente. Por fim, o quarto quesito, que tratava da qualificadora do homicídio, foi novamente aprovado pela maioria, confirmando que o crime foi cometido de maneira extremamente cruel e covarde.

Para o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, a condenação de Alesson da Cruz Silva a 24 anos de prisão, foi a resposta da justiça à morte de Ernando Roxo, deixando claro que a sociedade de Turiaçu, por meio de seus representantes no Tribunal do Júri, não tolera atos de violência dessa natureza. A sentença, embora não traga de volta a vítima, é um passo importante para a busca pela justiça e pela paz social na cidade. Abaixo, a Denúncia do Ministério Pública e a sentença proferida pelo Juiz Humberto Alves Júnior.

DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PUBLICO

HOMICIDIO QUALIFICADO – SEM CONFISSÃO – COM PREVENTIVA SENTENÇA

José Leandro Maciel – alega ter sido lesado, em decorrência de uma dívida que estava atualizada em agosto deste ano, no valor de R$ 202.844,39 (duzentos e dois mil oitocentos e quarenta e quatro reais e trinta e nove centavos).

Uma decisão do juiz Jamil Aguiar da Silva, titular da 6ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), decidiu determinar a penhora de 30% dos subsídios (salários) e vantagens acessórias mensais da deputada estadual Ana do Gás (PCdoB). A medida visa garantir o pagamento de uma dívida no valor de R$ 202.844,39, que foi originada de uma execução de título extrajudicial movida pelo autor José Leandro Maciel, que alega ter sido lesado pela parlamentar.

O valor da dívida, que foi atualizado até agosto deste ano, gerou o processo de execução contra a deputada Ana do Gás. Segundo o autor da ação, a parlamentar não cumpriu com o pagamento de valores devidos, resultando na necessidade de recorrer ao Judiciário para garantir o pagamento da dívida. Após a análise do caso, o juiz determinou que 30% dos subsídios mensais de Ana do Gás sejam descontados diretamente de seus contracheques, medida que será cumprida pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

Na sua decisão, o juiz Jamil Aguiar da Silva reforçou que a penhora de salários, embora não seja uma prática comum, é admitida em situações excepcionais. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem, de fato, flexibilizado a interpretação do artigo 833, IV, do Código de Processo Civil, que normalmente proíbe a penhora de salários, desde que seja mantido um valor suficiente para garantir a dignidade do devedor e de sua família. Ou seja, o magistrado assegura que, apesar da penhora, o valor retido não comprometerá o sustento da parlamentar e de seus familiares.

O juiz também destacou que a medida de penhora sobre os subsídios de Ana do Gás já havia sido decidida anteriormente, mas foi suspensa devido ao descumprimento de um acordo firmado entre as partes. A decisão mais recente foi tomada em razão do não cumprimento dessa negociação, reiterando a necessidade de garantir a execução da dívida.

Para garantir o cumprimento da decisão, o juiz determinou que a Assembleia Legislativa do Maranhão seja oficiada para realizar os descontos mensais e depositá-los em uma conta judicial vinculada ao Juízo. O processo deve ser acompanhado por cópias dos contracheques e dos comprovantes de depósito, que deverão ser enviados ao Juízo para acompanhamento. Além disso, foi expedido um alvará eletrônico para que o valor da dívida seja transferido para o credor, José Leandro Maciel, com um prazo de 15 dias úteis para que ele forneça os dados bancários necessários para a transferência. Clique no Link abaixo e leia a Decisão  proferida pelo Juízo.

DECISÃO JUDICIAL BLOQUEIO DE PARTE DO SALÁRIO DA DEPUTADA ANA DO GÁS

O técnico Vanderlei Luxembrugo esteve presente na competição

No último final de semana, o Clube Atlético Maranhense de Presidente Dutra participou da maior competição de base do Estado de Tocantins, COPA FUTEBOL CAMPEÃO, PALMAS – TO, um evento que reuniu equipes locais e de outros estados como Maranhão, Pará e Goiás. Representando a cidade com grande talento e dedicação, o time levou três categorias: Sub-7, Sub-9 e Sub-11.

O destaque ficou para a categoria Sub-9, que conquistou o título de campeão na categoria ouro, mostrando a força e o trabalho consistente da equipe.

Sob o comando do professor Denildo e, também, professor Pedro Moraes, o clube alcançou bons resultados nas categorias Sub-7 e Sub-11, consolidando-se como uma das equipes mais promissoras do torneio.

Karine Bazzola e Dr. Eder Lima, pais dos jogadores Luiz Eduardo Bazzola, Luca Bazzola e Lorenzo Bazzola

A competição contou ainda com presenças ilustres, como o técnico Wanderlei Luxemburgo e o ex-jogador do Flamengo, Lúcio, que acompanharam os jogos de perto durante todo o evento.

A presença dessas grandes figuras do futebol trouxe ainda mais prestígio à disputa, inspirando os jovens atletas e valorizando o torneio.

Além de brilhar em campo, a participação na competição serviu como um verdadeiro vestibular para desafios futuros, fortalecendo a experiência dos jovens atletas e colocando o Clube Atlético Maranhense no radar de grandes eventos esportivos.

Essa conquista reflete o esforço conjunto de atletas, comissão técnica e a comunidade que apoia o esporte de base em Presidente Dutra, destacando o potencial da cidade no cenário esportivo regional.

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

 

 

História, gastronomia, música, moda, feiras criativas e cultura geek deram o tom dos dois primeiros dias do evento, que se estende até o próximo domingo, 24

Fabiana Cutrim levou os filhos para um passeio turístico pelo Centro Histórico de São Luís, uma das agendas do Mobiliza SLZ (Foto: Arquivo pessoal)

“O desejo que eu tenho é de conhecer a minha história e poder repassar isso aos meus filhos”, conta a radiologista Fabiana Cutrim, que participou de um city tour pelo Centro Histórico de São Luís. Apresentando um novo olhar sobre a história da cidade, a atividade integrou o primeiro dia de ações do Mobiliza São Luís, movimento que conecta turismo, cultura e economia criativa na capital maranhense. Ao todo, foram realizadas 18 atividades somente nos dois primeiros dias do evento, iniciado no sábado (16).

O bairro da Madre Deus e a região da Liberdade, repletos de cultura e história, também foram palco de visitas guiadas durante o primeiro fim de semana do Mobiliza SLZ. Mas nem só de roteiros a pé foi composta a agenda do movimento. O “Reggae Cruise” propôs observar São Luís a partir de uma perspectiva inusitada, em um passeio de barco que partiu da Ponta d’Areia ao som de muito reggae, salsa e outros ritmos musicais, circundando o Centro Histórico, Barragem do Bacanga e Espigão pelas águas da Jamaica brasileira.

Além dos passeios, experiências gastronômicas não faltaram. O “Sabores do Mará” ofereceu degustação de petiscos e de bebidas destiladas maranhenses em bares e restaurantes da Avenida Litorânea, no sábado (16) e no domingo (17), e vai seguir com programação nos dias 22, 23 e 24 de novembro. No Gapara, a Casa de Elena promoveu degustação e venda de produtos derivados do cuxá, com atração musical.

Tambor de Crioula foi uma das atrações do fim de semana no Mobiliza SLZ (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Musicalidade e dança tiveram espaços dedicados no Mobiliza. O samba agitou a tarde e a noite de sábado (16) da Ponta d’Areia, no Créole Bar, com apresentações de diversos artistas maranhenses. No Centro, o coreto da Avenida Beira-Mar foi embalado pelo Tambor de Crioula, patrimônio brasileiro que é uma das mais autênticas manifestações culturais do Maranhão.

Também teve música nas feiras criativas, com exposição e venda de produtos e serviços, a começar pela “Feira de Vinil e Cultura”, no Cohajap, onde ela foi protagonista. A “Expo Angelim”, a “Feirinha dos Artistas”, a “Expo Lojas SLZ” e o “Mercado Minha Pariceira” movimentaram os bairros Angelim, Centro, Cohama e a praça da Lagoa da Jansen, respectivamente. Já a “Feira Encontro de Brechós” reuniu pequenos negócios voltados ao artesanato, arte e moda circular no Centro.

Na visão da empreendedora Huthelles Meireles, que comercializou seus produtos na “8ª Feirinha Criativa do Polo Coroadinho”, o Mobiliza fortalece o empreendedorismo na região e gera transformação. “Faz com que pessoas possam nos enxergar e nos verem como, realmente, uma potência. Porque nós somos da favela, mas somos potência”, afirma a dona da Huthelles Gourmet, moradora do Coroadinho.

A empreendedora Huthelles Meireles comenta que a feira criativa realizada no Coroadinho fortalece a comunidade (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Moda, cultura geek e conhecimento

No sábado (16), a 5ª edição do “CPDMODA Fashion Show V” ocupou a Fábrica Santa Amélia, no Centro, com performances de moda, rodas de conversa e desfiles com peças de novos designers e estilistas. No Alto do Calhau, durante todo o fim de semana, o Multicenter Sebrae foi tomado pelo “Matsuri”, evento cujo objetivo é democratizar a cultura geek no Maranhão e estimular o turismo cultural, empreendedorismo e economia criativa.

Visando compartilhar conhecimento com os fazedores de cultura da capital, no sábado (16) foi realizada no bairro Anil a oficina “Salic para iniciantes: como cadastrar projeto na Lei Rouanet”, que forneceu informações básicas sobre como submeter projeto no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic).

Na avaliação da coordenadora-geral do Mobiliza SLZ, Danielle Abreu, o primeiro fim de semana do evento cumpriu bem o papel de movimentar a cidade, com atividades espalhadas em vários pontos da capital, e fortalecer a economia criativa em São Luís. “Já começamos a perceber nessa edição eventos mais sólidos, melhor organizados, com empreendedores mais conectados, de várias cadeias diferentes da economia criativa”, analisa a coordenadora.

Evento “Matsuri” reuniu interessados na cultura geek no Multicenter Sebrae (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Mobiliza São Luís

O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, idealizador do Mobiliza SLZ, e a coordenadora-geral do movimento, Danielle Abreu (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

O Mobiliza SLZ é um movimento que fomenta a cultura, o turismo e a economia criativa na capital do Maranhão, fortalecendo os empreendedores que atuam nesses segmentos em São Luís. Desde 2021, o Mobiliza promove compartilhamento de conhecimento e conecta pessoas, de modo a estimular parcerias estratégicas e também a ampliar a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelos criativos, o que ocorre anualmente durante os nove dias de realização do evento.

No último dia 5 de novembro, o Mobiliza SLZ ganhou um importante reconhecimento no Prêmio Marandu JOMP, na categoria Sociedade Civil. A programação foi organizada pela agência Marandu, reconhecida agência de inovação e empreendedorismo da UEMA. Antes disso, o movimento foi campeão da categoria Melhores Conexões Significativas, no 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, e foi premiado em duas categorias no 1º Prêmio SOLuíses Ecossistema de Inovação.

A terceira edição do Mobiliza, que ocorreu em setembro do ano passado, foi marcada por recordes: foram mais de mil empreendedores envolvidos direta e indiretamente, e mais de 20 mil pessoas alcançadas pelas ações desenvolvidas. Nesta quarta edição, o movimento organizado pelo Sebrae tem o apoio do Sistema Fiema, por meio do Senai e do SESI.

Ministro Jucelino Filho (Comunicações), prefeito Raimundinho da Audiolar, Ministro Jader Filho (Cidades) e Silvio Emílio Silva e Silva (Infraestrutura do Município)

Nesta última terça-feira, 19 de novembro, o prefeito de Presidente Dutra, Raimundinho da Audiolar, esteve em Brasília em busca de recursos para duas importantes obras para o município. Acompanhado do Secretário Municipal de Infraestrutura, Silvio Emílio Silva e Silva, Raimundinho foi recebido pelos ministros Jucelino Filho, das Comunicações, e Jader Filho, das Cidades, com o objetivo de pleitear investimentos que beneficiarão diretamente a população de Presidente Dutra.

A agenda iniciou no Ministério das Comunicações, onde o prefeito e o Secretário Municipal de Infraestura foram recebidos por Jucelino Filho. Em seguida, seguiram para o Ministério das Cidades, onde tiveram uma reunião bastante produtiva com o Ministro Jader Filho. O principal objetivo da visita foi a solicitação de recursos para duas obras essenciais para Presidente Dutra: a drenagem do Canal do Riachinho e a construção de casas populares para atender a demanda habitacional da população da cidade.

Entre os pleitos apresentados, o prefeito Raimundinho destacou a obra de drenagem do Canal do Riachinho, que há muito tempo é um sonho da população de Presidente Dutra, descaso este, passando por todas as administrações anteriores. A drenagem do canal vai por um fim definitivo a problemas históricos de alagamentos e melhorar significativamente a infraestrutura da cidade, além de proporcionar mais qualidade de vida para os presidutrenses.

“O Canal do Riachinho sempre foi um grande problema para os moradores de nossa cidade, e com a drenagem, poderemos resolver essa questão de uma vez por todas. É uma obra muito esperada, que trará benefícios não só para a população de Presidente Dutra, mas para toda a região”, afirmou o prefeito durante o encontro.

Além da drenagem do canal, outro pleito importante foi a construção de casas populares para atender à crescente demanda habitacional de Presidente Dutra. O prefeito Raimundinho, com o apoio do ministro Jucelino Filho, solicitou ao Ministro Jader Filho a liberação de recursos para programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, que possibilitará a construção de moradias para famílias de baixa renda.

“Estamos buscando garantir condições dignas de moradia para o povo de Presidente Dutra. Com o apoio do Ministério das Cidades, queremos implementar novos projetos habitacionais para que mais famílias possam ter acesso à casa própria e melhorar sua qualidade de vida”, declarou Jucelino Filho.

Em resposta aos pleitos, o ministro Jader Filho garantiu o comprometimento do Governo Federal em atender às demandas de Presidente Dutra. “É uma determinação do Presidente Lula que o Minha Casa Minha Vida e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) cheguem a todos os municípios, especialmente no Maranhão. Vamos trabalhar para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população de Presidente Dutra”, afirmou Jader Filho.

Por fim, o prefeito Raimundinho da Audiolar expressou sua gratidão aos ministros Jucelino Filho e Jader Filho pelo apoio dado aos projetos para o município. “Quero agradecer aos ministros pela atenção que deram aos nossos pleitos. Com a ajuda do Governo Federal, vamos conseguir realizar essas obras e melhorar ainda mais a vida da nossa população. Agradeço também ao nosso Presidente Lula pelo apoio constante às demandas do Maranhão”, concluiu Raimundinho.

Publicidade
Arquivos do blog