Desde as primeiras horas da manhã de hoje, 20, que a Polícia Federal está fazendo uma mega operação, conforme o blog noticiou em primeira mão (veja em post abaixo).
A Operação Alien está sendo realizada em São Luís, Paço do Lumiar, Igarapé Grande e São José de Ribamar.
Os agentes federais cumprem mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Paço do Lumiar, nas secretarias de Educação, Assistência Social, Orçamento e Gestão.
Além disso, os federais cumpriram mandados na casa do ex-secretário do município, Mouressi, no bairro do Planalto Vinhais, e na empresa Contatos, que fica no Edifício Vinícius de Moraes.
A investigação é sobre o desvio de recursos públicos do Fundeb e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escola (PNATE).
Segundo informações da Polícia Federal, até momento, foi confirmado o desvio de cerca de R$ 15 milhões da prefeitura de Paço do Lumiar.
Quatro pessoas já foram conduzidas à sede da PF na Cohama: a prefeita Bia Venâncio, o seu filho, o vereador Thiago Aroso, e mais dois secretários do município.
Eles serão monitorados com tornozeleiras eletronicamente, por determinação do Tribunal Regional Federal da 1º Região.
Bia e Thiago Aroso ficarão recolhidos às suas residências no período noturno, bem como nos finais de semana e nos dias de folga. Eles ficarão proibidos de ter acesso ao prédio da prefeitura de Paço do Lumiar e de manter contato com os outros investigados.
Ao todo são 20 mandados e 19 Mandados de Cumprimento de Medidas Cautelares Diversas da Prisão a serem cumpridos. A ação é resultado de um trabalho conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU).
O blog apurou que uma quadrilha atuava na prefeitura de Paço do Lumiar, fraudando licitações e desviando recursos públicos federais da educação, por meio de empresas fantasmas e vários tipos de documentos falsificados.
O escritório de contabilidade Contatos teria participação na manipulação dos dados com os pagamentos, que a prefeitura encaminhava ao Tribunal de Contas do Estado.
Os envolvidos responderão pelos crimes de desvio de recurso públicos, uso de documento falso, formação de quadrilha, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
3 Responses
A distância de Paço do Lumiar para PK é de, no mínimo, 390km, mesmo assim, tu já encheste o blog com notícias da operação da PF ocorrida lá, hoje. Mas, quando a PF enjaulou o Tema de Tuntum na operação rapina, bem pertinho daqui (18km), tu ficaste caladinho, caladinho… Estranho! Muito Estranho!
Adonias, entendo sua indignação todos sabemos que nessas prefeituras, não só na de pk mais em todas, existe máfia de todo tamanho, você não pode é colocar em suas notícias fontes que como você mesmo diz “não quer se identificar” seu blog tá parecendo aquelas pessoas que ficam em suas portas suponto que acontece isso ou aquilo e fazendo FOFOCAS. acho que voce deve cair na real, você é blogueiro ou fofoqueiro?
Resposta: Eu sei o que sou e quem sou. E quem é você, é Adonai, erika ou rayanne? Pra você ver que não sou eu que estou em crise de identidade né minha cara ou meu caro. Por acaso você já ouviu falar em SIGILO DA FONTE? Não tem lei nenhuma que me obrigue divulgar quem são minhas fontes se elas não quiserem se identificar. É lei. Pergunte a qualquer Juiz ou Promotor que eles te dirão a mesma coisa. Eu sou Blogueiro e você, é BABÃO OU BABONA? Boa noite e não me apareça mais aqui com nome falso.
Será se voce poderia revelar aqui minha identidade? já que usei esse nome pra mim não aparece? você poderia saber pois é dono do blog mais não poderia expor. Já copiei a pagina e vou procurar meus direitos…
Resposta: Poderia ser mais clara? Não sei do que você está falando. Mas se quiser procurar seus direitos, fique à vontade, só assim saberei quem você realmente é. Aí quem vai procurar a justiça sou eu. Ou você acha que é legal alguém se esconder atrás de um nome falso para ficar escrevendo o que não deve. Estou aguardando.