Administração Irene Soares é desaprovada por 80% da população; arredondamento explica mais de 100% no somatório

DO BLOG DE JOHN CUTRIM

A pesquisa realizada pelo Instituto Escutec, divulgada na edição deste sábado (18) do jornal O Estado do Maranhão e publicada neste blog sobre as intenções de voto para prefeito de Presidente Dutra repercutiu bastante na cidade.

O levantamento mostrou o candidato a prefeito Juran Carvalho de Sousa, o Dr. Juran (PV), como favorito para vencer a eleição. Ele obtém 58,8% de preferência do eleitorado presidutrense, contra 27,8% das manifestações de voto estimuladas do seu principal adversário, Raimundo Carvalho, o Raimundinho (PTB), candidato da atual prefeita Irene Soares (PRB).

Como era de esperar, aliados do candidato Raimundinho não receberam bem os números e trataram, através das redes sociais, de desqualificar a pesquisa. Usaram como argumento o somatório da consulta, que daria 100,2% (soma do índice de ‘intenção de votos dos candidatos’, ‘nenhum desses’ e ‘não sabe não respondeu’).

Alertado por um amigo da cidade, o blog tratou de apurar o suposto ‘equívoco’ técnico cometido pela empresa. Em contato com o diretor da Escutec Pesquisas de Mercado e de Opinião Ltda., jornalista Fernando Júnior o mesmo explicou que o somatório, na verdade, dar 100,002%, o que aproximando fica em 100%. O que acontece, segundo ele, é que houve um arredondamento dos números obtidos pelos candidatos.

“Na calculadora comum vai dar 100, 2%, mas usando uma calculadora científica, que trabalha com casas decimais, o resultado verdadeiro da soma é 100,002%, ou 100% depois de arredondado”, detalhou Júnior.

A Escutec enviou ao blog do John Cutrim as tabelas com os números da pesquisa antes e depois de os mesmos serem arredondados. Segundo o diretor da Escutec, as regras de arredondamento aplicam-se aos algarismos decimais situados na posição seguinte ao número de algarismos decimais que se queira transformar, ou seja, se tivermos um número de 3 algarismos decimais e quisermos arredondar para 2, aplicar-se-ão estas regras de arredondamento.

Por exemplo, Dr. Juran tem exatos 58,75% das intenções de votos. Na tabulação, o software arredonda para 58,8%. O mesmo acontece com Raimundinho, que passa de 27,75% para 27,8%, e Orfileno Rapozão, de 0,25% para 0,3% nas indicações do eleitorado, após os índices serem arredondados.

O software a qual a Escutec trabalha, o SPSS, de alta tecnologia e o mais moderno do mercado, é o mesmo utilizado pelos grandes institutos do país. “A Escutec trabalha com o método de duas casas decimais, até por haver em algumas cidades vários candidatos. Na hora de fazer a tabulação das pesquisas, o software arredonda os números, o que leva a um resultado verossímil que pode dar mais de cem por cento no somatório final”, explicou Fernando Júnior, ao ressaltar que isto é apenas um mero detalhe matemático.

Rejeição

Um dos fatores que pode explicar o fraco desempenho de Raimundo Carvalho nas pesquisas até então divulgadas é o alto índice de rejeição da prefeita Irene Soares, sua principal cabo eleitoral.

De acordo com a pesquisa Escutec, 80,3% da população desaprova a administração da prefeita Irene Soares.

Conforme o levantamento, ela tem hoje 11,3% de ótimo e bom, contra 72,5% de ruim e péssimo. A pesquisa, realizada nos dias 13 e 14 deste mês e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00085/2012, ouviu 400 pessoas. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Ou seja, Raimundinho, que é até bem visto entre a população e conta com apoios importantes à sua candidatura, como o do grupo do vice-prefeito Zezão e do vereador Aristeu Nunes, não tem como alavancar seus índices quando do seu lado está uma prefeita que é reprovada pela maioria da população.

18 Responses

  1. Meu caro Adonias,
    Esta sua tentativa desastrada de explicar o inexplicável não convence não nem o mais idiota dos teus seguidores, pois esta diferança é patética e você esqueceu que a matemática é uma ciência exata, não tem mais e nem menos. Tá comprovado, a pesquisa é fajuta. 2 + 2 = 4 e não a 4,00001. Conta outra, tá?
    Jônatas.

    Resposta: A explicação é do dono do Instituto ESCUTEC. Leu o post direitinho mesmo? tem certeza? se não leu, peço gentilmente que releia, se leu e não entendeu nada como demonstra, sugiro que faça um curso intensivo de estatística. Engraçado vocês bajuladores da prefeita e do seu candidato Raimundinho Cururu. Em 2008 o ESCUTEC fez 15 pesquisas para Irene Soares e ela mesma dizia em seus palanques que não era para vocês alienados acreditarem em nenhum outro instituto a não ser no ESCUTEC, e hoje o ESCUTEC é mentiroso só porque não conseguem manipulá-lo como fazem com todo mundo. Pergunte então para a prefeita porque ela ligou para Deus e todo o mundo tentando evitar a divulgação da pesquisa no Jornal O Estado do Maranhão? Se a pesquisa era mentirosa porque tanta preocupação?

  2. Entendendo que esteja havendo por conta desse resultado um extremo alvoroço, um otimismo exagerado, exarcebado mesmo,aquela história do já ganhou…que na prática desemboca numa fragorosa derrota.É aquele negócio de soltar os foguetes antes da festa.Vamos nos lembrar que ganhar uma batalha não significa ganhar a guerra.Pelo contrário ganhar uma batalha obriga o oponente a se fortalecer, a rever suas posições fragilizadas, onde estão suas falhas para impor ao pseudo vencedor uma derrota fulminante.A palavra mais importante cautela está sendo ignorada em favor de arroubos caracteristicos de adolescentes e/ou de elementos infanto-juvenis.É por excelência o amadorismo da política.Os profissionais carreiristas no exercício da arte de fazer politica não tem essa postura pelo contrário estão sempre atentos e alertas porque o descuido é a vitoria do adversário. Pensem nisso…

  3. Tem gente precisando voltar pra escola….não saber as regras de arredondamento! quinta série…não precisa mesmo de pesquisa é só olhar pelas ruas da cidade. Pode haver mudanças e elas estão acontecendo nesse exato momento. Lembrem-se que Juran largou com 52% e após 40 dias de campanha subiu para 58%, ou seja, seis pontos percentuais. O que tem de extraordinário nisso? Na verdade Raimundinho carrega consigo a rejeição de Irene. A diferença pode diminuir, mas também pode aumentar, pois 10% ainda estão indecisos.

  4. BAJULADOR POR BAJULADOR ESTÃO TODOS EMPATADOS… AGORA A PESQUISA TEM NOME E SOBRENOME: PESQUISA DOS APAIXONADOS MENTIROSOS E DESESPERADOS.

  5. Jonatas cururu apaixonado, há uma semana atrás vocês andavam dizendo na cidade que estavam praticamente empatados Juran e raimundinho, a diferença seria apenas de 2% de vantagem pro Juram, agora eu te pergunto, por que vocês não divulgarão essa pesquisa? Sabe porque? porque ela só existia no sonho de vcs! acorda Jonata a vitória vai ser do Juran, não é você que quer, é o povo.

  6. Pra você saberem quem lidera na pesquisa é só olhar nos carros e nas casas os cartazes e adesivos estampados, observem também as concentrações e arrastões, quem prevalece? O Raimundinho não chega nem perto, pq o Juran em todo lugar tem maioria, nas casas, nos carros, nos arrastões, etc… Morrem apaixonados.

  7. Adonias,

    Nossa cidade realmente não tem sorte com prefeitos. Os dois grupos são culpados pelo desprogresso.

    Tal qual Irene, Juradir Carvalho, teve uma administração desastrosa frente à prefeitura de Presidente Dutra.

    Agora, gostaria que Vossa Senhoria comentasse, a culpa não seria do próprio povo?

    A primeira administração da Irene já foi ruim, no entanto, ela foi reeleita.

    Todo mundo sabe que Juran, muito comprometido, será um péssimo prefeito, porém, ele está a frente nas pesquisas.

    Não seria hora de mudar…

    Que seja Priscila, Raimundinho, Orfileno ou Lima…

    Vamos dar uma oportunidade a cidade… e parar de pensar em interesses próprios…

    Resposta: No seu cometário você deixa claro os seus interesses, é assim mesmo. Você cita Priscylla, Orfileno e Lima só para se justificar, quando quis dizer mesmo foi Raimundinho. Já que Juran não foi prefeito e não dever ser porque é irmão de Jurandy, Raimundinho pode ser, sendo candidato da prefeita Irene Soares? Ao lado dele está toda corja que saqueou Presidente Dutra nestes últimos oito anos.

  8. Marcos Vinicius, a grande diferença do JURAN para o Candidato da Prefeita- Raimundinho – , não esta sendo tratada aqui com o ” ja ganhou” e sim como uma injeção de animo na militancia e eleitores, para buscarmos mais e temos certeza que com energia redobrada podemos avançar ainda mais e muito mais demonstrando o nosso descontentamento com a Administração dessa Prefeita- Alcoolica.

  9. RESPOSTA entendo que a sua colocação é paradoxal, porque os correligionários do candidato Juran aqui comentam de forma decisiva a sua vitória,” que quem quer é o povo, que o Raimundinho se meteu numa fria, que para saber quem lidera nas pesquisas é só olhar nos carros e nas casas os cartazes e adesivos estampados, observem também as concentrações e arrastões quem prevalece? O Raimundinho não chega nem perto porque o Juran em todo o lugar tem maioria nas casas, nos carros nos arrastões etc…Encima desse entendimento “há a necessidade de uma injeção de animo na militância e eleitores, para buscarmos mais e
    termos certeza que com energia redobrada podemos avançar ainda mais e muito mais demonstrando o nosso descontentamento com a Administraçao dessa Prefeita-Alcoolica (não seria alcoolatra!!!) como vc afirma!!!Penso que como já disse o clima é de JÁ GANHOU!!! e o amadorismo é característico de adolescentes e de elementos infanto-juvenis.O pior mesmo é a dissimulação da receptividade dos egressos do ninho irenista, que não representam peso politico para o candidato Juran, não tem voto nem ajudam a eleger até atrapalham.Isso é que no meu entendimento é preocupante, mas tenho a certeza que essas pessoas serão descartadas.O tempo dirá. Pense nisso…

  10. Se vai ganhar Juran ou Raimundinho isso só teremos certeza dia 7 de outubro. Mas uma coisa é certa, que feio vai ficar p deputadinha. 2,5% é vergonhoso. Só entrou p passar vergonha, tinha que ficar quieta desfrutando esses meses no cargo pq o dono da vaga vai volta (Alexandre Almeida) e ela vai ficar só c a vergonha . Mas estou apostando como certo que vão se vender p um dos dois lados, mas esses pontinhos delas não vão fazer diferença. O Fernando perdeu a oportunidade de ficar na dele.

  11. AAAAAAAHHHHHH TÁ!!!! ATE PARECE QUE NOS NÃO SABEMOS QUE O SENHOR RICARDO MURAD MANIPULA A ESCUTEC(SR. FERNANDO JUNIOR), RICARDO MURAD E ANTONIO PERREIRA TEM MUITO INTERESSE EM MANDAR NA SAUDE DE PK…..MAIS NAO È SÒ ELA QUE FAZ PESQUISA NAO….AGUARDEM!!!!

  12. DIANTE DESSA CONFUSÃO DE PESQUISA FICA O ELEITOR QUE NO FINAL DE TUDO SOFRE AS CONSEQUENCIAS DAS PÉSSIMAS DMINISTRAÇÕES DOS PREFEITOS, UNS ESTÃO COMPROMETIDOS ATÉ O LIMITE, OUTROS COM PÉSSIMO APOIO POLÍTICO ENFIM TÁ DIFÍCIL MUDAR PK.

    Resposta: Mas Júlia, não tem confusão nenhuma. Quem está colocando em dúvida os números são os partidários da prefeita e do candidato dela Raimundinho da Audiolar. É muito fácil tirar a prova dos 9. É só a prefeita ou o Raimundinho contratarem uma pesquisa do IBOPE. Outro instituto não serve. Tá feito o desafio.

  13. Acredito no crescimento da candidata Priscylla.

    Neste patamar haverá desconstrução de candidaturas com ataques negativos. Quem tiver “contas no cartório” que se segure. Por se tratar de politicalha todos os lados perdem, porém são táticas válidas de quem não lidera as pesquisas.

    Ante o resultado da pesquisa ocorrida nos dias 13 e 14 deste mês, acredito que o candidato Raimundinho iniciará um leve deslocamento da prefeita em função da grande rejeição – 80,3% (tipo: aparecimento em público, defesa do governo, etc.), inclusive com a utilização de táticas de censuras a algumas ações e omissões da governanta. Se optar por ataque será seletivo com foco na administração Jurandyr, deixando aos demais candidatos à missão de confronto direto com o Juran, líder inconteste da pesquisa.

    Deve ser considerada a votação significativa que a jovem deputada Priscylla teve em Presidente Dutra. Sua movimentação a favor da educação (unidade do IFMA) e da água potável poderá alavancar seu crescimento.

    O segmento jovem deve ser conquistado. Será seu grande nicho.

    Se verificar que sua candidatura não alçar o voo necessário, transitando em patamares abaixo de 20%, ela poderá tentar a desconstrução da candidatura Raimundinho, em busca de sobrevida em eleições futuras.

    De toda forma a candidata Priscylla crescerá e será o fiel da balança. É um fenômeno a ser estudado pelos marqueteiros das candidaturas líderes. De quem ela retirará votos é a enigma a ser decifrado. Aguardemos nova pesquisa.

  14. Logo se percebe a intimidade dessas pessoas com uma calculadora! Tanto a calculadora científica quanto a financeira tem por objetivo auxiliar mais fortemente quem as utiliza, tanto em número de funções quanto em casas decimais para dar mais exatidão à resultados minuciosos. Você, Adonias, não é obrigado a saber a diferença entre essas calculadoras, mas falando mais didaticamente sobre a sua explicação sobre o “equívico da soma”, foi a mesma coisa de arredondar dois reais para dois centavos. Acontece com a estatística o mesmo que acontece com a contabilidade, se o balanço não fecha por um centavo que seja, está errado! As pessoas não são imbecís, meu caro.
    Suponhamos que esses números sejam reais, o que eu duvido muito. Lembram de 4 anos atrás que a vitória já era certa?! Muitas águas ainda vão rolar. O jogo só acaba quando termina.
    P.S.: números de cartazes não significa números de votos. Deixo esta frase para reflexão.

    Resposta: Pela milésima, centésima vez. Quem deu a explicação sobre arredodamento foi o dono do Instituto ESCUTEC ao Blog de John Cutrim, não eu. Se está difícil de entende apenas isso, imaginem os números. E se a pesquisa fosse a favor de Raimundinho, o que diriam seus seguidores?

  15. Ademir concordo em parte com seu comentário.Entendo que cada eleição é uma eleição.A eleição de deputado como foi o caso da nossa Priscilla representou a fotografia de um cenário que se desenhava àquela época, que está em pleno desenvolvimento mas que termina em 2014.Entendo que a nossa deputada ainda não esteja amaurecida o suficiente para encarar uma candidatura a Prefeita, porque ainda lhe falta vivência para concorrer ao executivo municipal na condição de uma gestora comprometida com as demandas atuais de investimentos e etc.,que vença os desafios que o eleito deverá ter pela frente.Presidente Dutra desponta no cenário nacional e estadual, por sua condição geográfica como um município em franco desenvolvimento nos próximos anos e décadas, face à proximidade de onde está sendo construído e instalado um dos maiores senão o maior empreendimento privado (GRUPO IKE BATISTA) do Estado do Maranhão por conta da Bacia de Gás do Parnaíba, cujos reflexos na economia, na saúde, na educação, na segurança, na habitação serão impactantes e para isso terá que haver um gestor altamente capacitado e qualificado com reconhecida resolutividade para enfrentar esse desafios que estão por vir proximamente por força do próprio evento.No momento presente entendo que o melhor que a deputada deva fazer é observar o andamento das eleições e emprestar seu apoio, através de um acordo àquele que tenha maior chance de vencer e claro que seja do seu interesse e a aceite como uma adesão passivel de adicionar votos.

  16. Adonias, a culpa não é minha se você publicou uma desculpa tão patética como essa. Eu não me contive: depois de gargalhar horrores eu tive que comentar!
    Eu apenas (gentil e humildemente) mostei a você a diferença das coisas. Como eu disse, você não tem culpa por não ter conhecimentos técnicos do assunto, mas é culpado por não ter “peneirado” as informações que te repassam. Você é quase uma celebridade pública, meu querido, tome mais cuidado com o que você posta. #ficaadica

    Resposta: Maaais uma vez…. Agora pela centésima milésima vez…. A explicação é do dono do ESCUTEC jornalista Fernando Júnior ao Jornalista e Blogueiro John Cutrim. Meu Deus do céééuuu, como é difícil entender. E qual o conhecimento estatístico que você tem? Se tivesse, não estaria escrevendo tanta besteira.

  17. Why so serious, Adonias? Sugiro então que entre em contato com a Fundação Getúlio Vargas e solicite a anulação do meu diploma, afinal de contas, eu não tenho conhecimentos estatísticos porque eu nunca estudei, não é verdade, Sr. Sabichão?!

    Resposta: Quem garante que você estudou lá, Sabichona?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Arquivos do blog