Nesta última quinta-feira, 6 de março de 2025, a Câmara Municipal de Presidente Dutra deveria ter retomado suas atividades após o Carnaval, mas o que se viu foi muito desinteresse e boicote político. Apenas quatro vereadores da base governista compareceram à sessão, inviabilizando a formação de quórum necessário para votação de projetos. O fato chamou a atenção, especialmente porque os vereadores “trabalham” apenas quatro horas por semana, totalizando 12 horas mensais de trabalho. Mesmo com essa rotina de fazer “quase nada”, os oposicionistas optaram por não comparecer, deixando de lado projetos de interesse da população.
Um dos assuntos que deveria ser votado na sessão de hoje (06/03) era um projeto de lei do Poder Executivo que propunha batizar a nova creche do Bairro Santa Maria com o nome de Luiza Carvalho, mãe do prefeito Raimundinho da Audiolar, já falecida. A proposta, no entanto, não foi apreciada devido a um provável “boicote” dos vereadores de oposição, que decidiram não comparecer à sessão. Até mesmo o vereador Franklin Torres, neto da homenageada, não apareceu no Palácio Vereador Jean Carvalho.
O prefeito Raimundinho da Audiolar não escondeu sua insatisfação. “A creche está prontinha para ser inaugurada, e vamos ter que adiar por não ter o nome na fachada. Isso vai ficar muito feio para os moradores desse bairro”, desabafou. Ele ressaltou que a homenagem à sua mãe era uma forma de reconhecer o legado de uma mulher que dedicou parte de sua vida à família e à comundiade.
A creche, que ainda não tem nome, é uma obra de grande importância para a região. Iniciada no último ano da gestão da ex-prefeita Irene Soares, a construção foi retomada e depois abandonada durante os oito anos da administração de Juran Carvalho. Agora, finalmente concluída, a creche é considerada uma das mais modernas e bem estruturadas do interior do Maranhão, possivelmente até do estado. O prédio faz parte do Projeto Proinfância Tipo B, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2012, e tem capacidade para atender até 224 crianças nos turnos matutino e vespertino ou 112 em tempo integral.
Na manhã da quinta-feira, o prefeito visitou as instalações da creche para acompanhar os últimos detalhes da obra. Ele lamentou a atitude dos vereadores de oposição, que, segundo ele, prejudicam não apenas o governo, mas toda a população. “A creche está no ponto, toda equipada. O que precisamos agora é colocar o nome na fachada, e os vereadores de oposição resolveram não comparecer para votar, mesmo tendo sido avisados com antecedência. Isso só envergonha os pais e mães de família, não só do Bairro Santa Maria, mas de toda a cidade”, afirmou.
O Secretário Municipal de Educação, Diego Mota Belém, informou que, independentemente da decisão dos vereadores, a creche começará a funcionar na próxima segunda-feira, dia 10 de março. “Prefeito, nós vamos iniciar as aulas na segunda-feira, com ou sem nome, porque é um compromisso desta gestão com a população do Bairro Santa Maria e dos bairros vizinhos”, declarou.
Acompanharam o prefeito na visita o secretário de educação, os vereadores Gizélia Albuquerque, Wallas Alves, Edno Melo, Eliete Moraes e o secretário municipal de comunicação, Toinho Veloso.
Apesar da polêmica e da falta de compromisso dos vereadores de oposição com a população, a expectativa, segundo Diego Mota Belém, é que a creche seja um marco histórico na promoção da educação infantil da cidade, oferecendo um espaço digno, confortável e seguro para as crianças do bairro Santa Maria e adjacências.