“Professores na rua, prefeito a culpa é sua”, foi gritando esta frase e outras palavras de ordem, que os professores te Tuntum-MA foram às ruas na manhã desta última segunda-feira (19) para protestar contra o não pagamento do rateio do Fundeb por parte da gestão do prefeito Fernando Pessoa.
De acordo com representantes do SINDSERT e da FETRACSE, o ato pacífico com mais de 70 professores terminou em frente ao prédio da prefeitura. Por quase uma hora eles permaneceram no local, na esperança de serem recebidos. Nenhum representante da prefeitura apareceu pra receber os manifestantes.

Segundo o professor Valmir Carlos, desde dezembro do ano passado a categoria vem lutando pelo pagamento do abono relativo às sobras do Fundeb de 2021. Ele destaca que foi realizada uma minuciosa analise das prestação de contas e descobriu-se uma sobra de quase oito milhões de reais pelo fato de o prefeito Fernando Pessoa não ter conseguido investir os 70% conforme determina o Ministério da Educação, aplicando menos de 50%. “E aí fizemos uns estudos colocando os 20% patronal, férias, décimo terceiro e outras folhas da gestão passada que a atual havia pago e ainda sobrou mais de sete milhões e meio para ser dividido entre os professores”, contou Valmir.
Ainda segundo Valmir Carlos, Fernando Pessoa vem se negando a pagar o que, constitucionalmente deveria ser pago aos docentes.
O que diz a prefeitura.
O prefeito em exército Nelson do Nanxim decidiu não se pronunciar e muito menos assumir um compromisso com os professores.
Afastado do cargo por força de uma licença que tirou para resolver problemas pessoais, Fernando Pessoa, usou suas redes sociais, não para falar sobre o assunto, mas para agredir verbalmente alguns professores e destacar, segundo ele, as ações e conquistas da pasta da educação em sua gestão, inclusive recebendo os mesmos sindicalistas para fechar acordo com a categoria.
O professor Valmir Carlos não esconde que bons acordos foram fechados, “mas há essa pendência com os professores que precisam e devem ser sanadas”, finalizou Valmir Carlos.