Caro Adonias, Obras inúteis existem em todo o mundo. A informação do seu blog, como sempre, é pertinente, mas entendo que, mesmo assim é generosa com a (má) administração pública da cidade. Acredito que o problema do trânsito na rua 28 de Junho e no resto da cidade não esteja simplesmente no “quebra-molas do Zezão”. É público e notório que Presidente Dutra tem problemas mais graves para serem debatidos. Esse “quebra-molas” é um pingo de água no meio do oceano. O que me faz perceber de mais podre no contexto, falando textualmente dessa política que teve um efeito nefasto na economia da cidade, é que temos uma população na total inércia, é a maneira de participação da comunidade que a torna alienada, passível de acomodação cívica, onde estamos sempre esperando acontecer. Disse o poeta: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”. Presidente Dutra é uma cidade que cresce a olhos vistos, simplesmente por força da sua população, sem interferência de grandes projetos ou obras públicas. Não imagino que toda pessoa tenha nascido com o destino de ser idiota. Contudo, a grande maioria consegue essa proeza? “Por que?”, perguntam alguns. A resposta é relativamente simples. Essa resposta está ligada ao tipo de cultura que é cultivada pelos meios de informação em massa, onde tem sempre alguém empurrando goela abaixo para os necessitados de programas políticos, as tais “bolsas-alguma-coisa”. Afinal, para que serve a democracia, a eleição, o voto?… Comenta-se que a política no Brasil, desde a década final do século passado e início deste século e milênio, tem sido a arte de acomodar! Entretanto, o fenômeno não é novo. A cada governo que se instala em Presidente Dutra, os partidos que formam a base de sustentação começam a se acomodar em torno do novo governo, tendo como moeda de troca a nomeação a cargos públicos, para seus agregados partidários. O que nos surpreende e desmoraliza a nossa política partidária é ver partidos de oposição e até líder de governo anterior se acomodarem desbragadamente no leito do poder atual. Ora, isto é trair vergonhosamente o voto que receberam, pois se o eleitor votou no candidato de oposição é porque ele entende que a democracia é o ato de contraditar. Mas, o grande argumento desses politiqueiros em apoiar o poder é o interesse do povo das regiões que representam: “Se for pelo bem da minha região, não hesitarei em oferecer o meu apoio pela governabilidade!”. Nunca é tarde lembrar: A Política e Democracia devem caminhar juntas. “Política compreende a arte de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido político, pela influência da opinião pública, pela aliciação de eleitores.” “Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.”
5 Responses
O bom é que o Sukarno tá falando do pai,dos irmãos e dos resto da familia. O pai dele sempre comeu o que o prefeito Remy dava, os irmãos agoraa são empregado da Irene, tem uma irmã que é FUNCIONÁRIA DO ESTADO QUE FICA A DISPOSIÇÃO DA PREFEITURA entres outros parentes próximos, tem um irmão que é funcionário da assembléia do gabinete do Deputado arnaldo Melo, quer dizer tudo da POLITICA….
Caro Afonso (?), você atirou pedra na “CRUZ” errada. Este CRUZ que aqui lhe escreve, possui valores que talvez você desconheça, tais como: Personalidade, caráter, honestidade e amor próprio. São valores que você não conhece, simplesmente porque não os possui, assim como também não possui nem um nome (deve ser filho ilegítimo), fica escondido no anonimato.
Adonias, é lamentável ter que ficar respondendo a este tipo de pessoa. Peço desculpas a você pelo transtorno.
Um forte abraço!
Sukarno,
Meus parabéns pelo posicionmento firme e preciso.
Você é descendente de meu saudoso José da Cruz? É filho de quem?
O Sr “afonso” foi extremamente infeliz em seu comentario, embora não conheça pessoalmente o sukarmo sou adimirador de seus textos(pra quem não sabe ele tinha um blog do qual eu era leitor frequente) e de sua coragem de mesmo tendo “parentes” lotados nessa administração ele tem a capacidade de tecer criticas a ela independente de laços de amizade entre o pai dele e a familia soares;a sua personalidade forte se mostra a partir do momento em que ele vendo as mazelas de nosso municipio e mesmo morando em são luis não fez como a grande maioria dos alienados de presidente dutra, fingir que não vê nada e que tudo esta otimo
PARABÉNS SUKARNO, VOCÊ FOI MUITO FELIZ NO SEU COMENTÁRIO.
JOSÉ FRANCISCO. VOCÊ FALOU POUCO, MAS DISSE TUDO.