
Os espaços públicos de São José dos Basílios parecem ter um novo “dono”: Ronaldo Vieira. Não se trata do prefeito, mas de seu pai, que age como se fosse o verdadeiro gestor da cidade — chegando ao ponto de cobrar taxas abusivas de quem ousa ocupar qualquer área pública, seja na zona urbana ou rural.
As últimas vítimas dessa arbitrariedade de Ronaldo Pai, foram os feirantes que, todas as sextas-feiras, montam suas barracas em uma pequena rua ao lado da praça central. A feira reúne principalmente comerciantes de cidades vizinhas, que vendem tecidos, roupas, utensílios domésticos e outros produtos. De São José dos Basílios, apenas os verdureiros participam.
Na semana passada, Ronaldo Vieira — pai do prefeito Ronaldo Vieira Júnior e a figura que realmente manda é desmanda na prefeitura — decidiu abocanhar parte dos lucros dos feirantes, impondo uma taxa exorbitante pelo uso do espaço público. Uma medida que muitos consideram injusta e até mesmo cruel, já que afeta trabalhadores que dependem da feira para sustentar suas famílias.
No último dia 28 de março, o todo poderoso Ronaldo Vieira ordenou que Jadson Cavalcante, chefe do departamento de tributos da prefeitura (Foto acima), medisse os espaços ocupados pelos feirantes para poder cobrar uma taxa mensal de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por barraca — ou R$ 500,00 (quinhentos reais) por semana, independentemente do tamanho do negócio. A decisão, vista como abusiva e desumana, gerou revolta imediata. Em poucas horas, o assunto se espalhou como pólvora nas redes sociais e grupos de mensagens, transformando Ronaldo Vieira Pai na pessoa mais odiada da cidade.
O Blog de Adonias Soares apurou que um comerciante de tecidos de Dom Pedro deixou São José dos Basílios indignado com o valor cobrado. Ele, que inclusive fornece o tecido para os uniformes dos alunos da Escola João Figueiredo, considerou a taxa um absurdo.
As consequências não demoraram a aparecer. Na última sexta-feira (4 de abril), apenas três feirantes montaram barraca, e as vendas foram praticamente nulas. A medida não só prejudicou os vendedores, mas também causou transtornos aos compradores e um grande prejuízo à economia local, já que o comércio ficou paralisado por conta da atitude autoritária de Ronaldo Vieira Pai.
Quem acompanha a política de São José dos Basílios não tem dúvidas: o verdadeiro poder na prefeitura está nas mãos do secretário municipal de administração e finanças, Ronaldo Vieira Pai. Ao prefeito Ronaldo Vieira Júnior, resta apenas obedecer e permanecer em silêncio.
Não à toa, que alguns moradores, em tom de ironia, já começaram a chamar o prefeito Ronaldo Vieira Júnior de “Rei da Inglaterra” — aquele que reina, mas não governa.
O Blog de Adonias Soares tentou entrar em contato com os envolvidos na matéria mas não obteve retorno. O espaço está aberto.