Na tarde deste sábado (7), o Sampaio Corrêa encerrou sua participação na fase de grupos da Copa do Nordeste 2025 com uma dolorosa derrota por 2 a 1 diante do Ceará, no Estádio Castelão, em São Luís. O jogo, válido pela 7ª e última rodada do Grupo B, teve uma virada emocionante do time cearense nos minutos finais, deixando os tricolores mais uma vez de fora da próxima fase do torneio regional.
Com a classificação matematicamente improvável, o Sampaio entrou em campo já pensando no futuro — principalmente no confronto contra o Altos-PI, pela Série C, na quarta-feira (11). Tanto que o técnico Francisco Diá realizou ao menos oito alterações em relação ao time considerado titular, promovendo estreias e oportunidades para jogadores menos utilizados. Entre as novidades, estavam o lateral-esquerdo Gabriel Fontes, o volante Alécio Gabriel, ex-Viana, e o zagueiro Dedé, ex-Tuntum.
Do outro lado, o Ceará precisava da vitória para manter viva a chance de avançar na competição, o que refletiu logo no início do jogo. Os visitantes dominaram boa parte do primeiro tempo, pressionando o Sampaio e exigindo defesas importantes de Renan, goleiro tricolor.
O Sampaio criou sua principal chance do primeiro tempo aos 28 minutos, com uma jogada individual de Eric, mas não conseguiu transformar isso em gol. A primeira etapa terminou sem gols, mas com clara superioridade cearense.
Na volta do intervalo, o Sampaio voltou mais ligado e, aos poucos, equilibrou o jogo. E foi num momento de inspiração coletiva que o time maranhense abriu o placar. Após passe preciso de Eric, Gabriel Fontes invadiu a área e cruzou para Alan Stence, que finalizou com categoria: 1 a 0 para o Sampaio.
A vantagem fez o Sampaio elevar um pouco o volume ofensivo, mas faltou efetividade. Alan Stence, inclusive, desperdiçou uma grande chance aos 21 minutos, chutando em cima do goleiro adversário.
A partir dos 30 minutos do segundo tempo, o jogo mudou radicalmente. Em uma jogada pelo lado direito, o meia Lourenço lançou Fernandinho, que foi derrubado dentro da área por Dedé. Na cobrança, Pedro Raul acertou o canto esquerdo de Renan e igualou o marcador.
E, praticamente na sequência, veio o gol da virada. Em jogada pela esquerda, Galeano, que havia entrado no decorrer da segunda etapa, recebeu na pequena área e completou para o fundo das redes: 2 a 1 para o Ceará.
Mesmo com alguns minutos restantes, o Sampaio não teve forças para reagir. O Castelão viu o Ceará respirar na competição, enquanto o Tricolor encerrou sua trajetória na Copa do Nordeste com apenas três pontos conquistados em sete jogos.