RAIO X DO CAMPEONATO MARANHENSE COM O TÉRMINO DA FASE DE IDA.

POR: Dalvino Barbosa

Com o término dos jogos de ida da fase classificatória do campeonato maranhenses, confira o cenário de cada clube, quais são as expectativas para os jogos da volta.
MARANHAO:
Líder isolado do campeonato com 19 pontos e com 4 de vantagem para o Sampaio que terminou a ida na segunda posição, com 15 pontos, a situação do maranhão é muito tranquila, a liderança na tabela é resultado do comportamento da equipe dentro de campo. com um elenco muito entrosado, e com sistema de jogo bem definido no 4 x 3 x 3, variando para o 4 x 4 x 2 quando necessário, a equipe do treinador Zé Augusto está sobrando na competição, um elenco bem homogêneo, os atletas que são considerados reservas quando entram desempenham sempre os mesmos papeis em campo, a entrega e a obediência tática e o entrosamento são os pontos fortes nesse elenco, manteve a base de anos anteriores, mesmo perdendo seus principais jogadores (Fabricio e Jorge) foi muito feliz na recomposição do elenco acertou em cheio na contratação de Vinicius e Barata, e esse achado que foi Adelson, jogador de muito pulmão e bem moderno meia que marca pisa na área e faz gol. Por tudo isso, acredito que o Maranhão estará nas semifinais.
SAMPAIO CORREA:
Mesmo ocupando a segunda colocação na competição o Sampaio ainda é uma equipe que não se encontrou em campo, desde a eliminação da pré-copa do nordeste para o Potiguar o time boliviano já realizou 7 jogos e não demonstrou nenhuma evolução, o treinador Thiago Gomes, é adepto do sistema com 3 zagueiros, e não tem conseguido êxito, primeiro porque esse sistema requer muito tempo para ser absorvido pelos atletas e, principalmente, o que se percebe dentro de campo é que os zagueiros que o Sampaio possui no elenco não têm características para esse sistema. Se o treinador continuar insistindo nessa formação 3 x 4 x 3, o Sampaio pode ter muitas dificuldades nesses jogos da volta, porém, pelo nível do campeonato, pela estrutura e pela camisa que tem o Sampaio deve se classificar.
IMPERATRIZ:
Ocupando a terceira colocação com 14 pontos, o Cavalo de Aço tem aproveitado muito bem o fator mando de campo, com um aproveitamento de 75 % dos 12 pontos disputados no Frei Epifânio, o Imperatriz conseguiu 9 pontos, nos jogos de volta vai receber Tuntum, Pinheiro e Chapadinha no Frei Epifânio se manter a performance deverá se classificar com folga para a fase seguinte.
PINHEIRO:
Ocupando a 4ª colocação, o time de Danilo Brito, tem feito bons jogos principalmente dentro de casa no estádio Costa Rodrigues, o futebol que tem apresentado era para o Búfalo da Baixada ter uma melhor colocação na tabela de classificação, nos jogos contra Maranhão e Imperatriz deixou escapar a vitória nos acréscimos, é um forte candidato a uma das quatro vagas para fase seguinte.
TUNTUM:
O Leão dos Cocais, com 6 pontos ocupa a quinta colocação, o time de Marlon Cutrim, tem oscilado na competição, o elenco reduzido tem dificultado o trabalho de seu treinador, necessita de uma renovação no elenco, com a sucessão de jogos, Marlon tem dificuldades para montar um time considerado titular devido as sucessivas lesões que estão afetando seus atletas, caso não reforce o elenco o Tuntum terá serios problemas nas partidas de volta. apesar das dificuldade ter como treinador o competente Marlon Cutrim, faz do Leão dos Cocais um dos postulantes a uma das 4 vagas para a próxima fase.
CHAPADINHA:
O Galo da Chapado tem oscilado bastante na competição, fora de casa só conseguiu um ponto, quando empatou com o Cordino em Barra do Corda, conseguindo apenas 4 pontos em casa. Nos jogos de volta o Chapadinha não terá jogos fáceis dentro de casa, vai enfrentar o Cordino e a dupla Moto e Sampaio, se não melhorar o rendimento como mandante briga para não cair.
MOTO:
O planejamento do Moto para essa temporada foi toda comprometida, o ex -treinador Marcinho Guerreira, que participou de toda montagem do elenco, foi demitido pela diretoria no seu quarto jogo. Com a chegada de Tuca Guimarães, aconteceu uma reformulação total no elenco, saíram 21 atletas. Resta saber, como a diretoria vai refazer esse elenco, com todos campeonatos em andamento não será fácil a remontagem do elenco, por tudo que aconteceu, o Moto hoje é uma incógnita, e para piorar a situação, está na zona de rebaixamento. Com o elenco atual o time briga para não cair.
CORDINO.
Amargando a lanterna do campeonato com três pontos, o Cordino tem que mudar muito para conseguir se recuperar na competição, apesar de ter feito boas apresentações, no entanto a bola não tem entrado, isso comprometeu o trabalho de Mastrillo Veiga que foi dispensado pela diretoria. Quem vai comandar a Onça de Barra do Corda nos jogos de volta será Arilson Costa , que assumiu o time e fará a sua estreia contra o Sampaio no Leandrão. O elenco vem bem modificado para as partidas de volta, além do treinador chegaram 7 atletas, vamos aguardar o nível dos jogadores contratados, para saber como o time vai reagir no campeonato.

Publicidade
Arquivos do blog