Um fato inédito vem acontecendo em Presidente Dutra, quando o assunto é a eleição municipal desse ano. A menos de 20 dias do prazo final da realização das convenções partidárias, a oposição está mais perdida que cego em tiroteio. Não se entende, não tem líder e muito menos um candidato a prefeito.
As constantes reuniões entre seus principais representantes, ex-prefeita Irene Soares, Raimundinho da Audiolar, vice-prefeito Orlando Pinto, Zezão/Aristeu Nunes, Fernando/Priscylla Sá e Ricardo Lucena tem servido mais pra plantar discórdia entre eles do que definir, de fato, um nome competitivo para enfrentar o atual prefeito Juran Carvalho que navega em céu de brigadeiro.
Ego elevado e orgulho
De acordo com um observador da política local, dois fatores tem levado ao desentendimento dentro da oposição: Ego e orgulho. “São todos com o ego lá em cima querendo ser cabeça de chapa, e o orgulho de cada um não deixa ninguém querendo ser vice de ninguém porque acham que estão se diminuindo, dessa forma não vão se entender nunca e não irão a lugar nenhum”, observa.
Ricardo Lucena, o “articulador”
O mesmo observador, põe a culpa de todo esse imbróglio dentro da oposição em Ricardo Lucena, articulador político local do governo Flávio Dino. “Ele (Ricardo Lucena) jogou com todo mundo, com a promessa de que o que pontuasse melhor nas pesquisas seria o candidato apoiado pelo governador, quando na verdade, ele por ser o representante do Flávio aqui em Presidente Dutra, é que queria ser o escolhido. Quebrou a cara e ainda desagregou toda oposição”, arremata.
Procissão de pré-candidatos
Ricardo Lucena pode até não ter desagregada a oposição, mas criou um grande mal estar entre seus principais líderes promovendo procissões ao Palácio dos Leões acompanhando alguns deles pra falar com o homem forte do governo, jornalista Márcio Jerry.
Primeiro, Lucena levou Irene Soares aos Leões, dois dias após, Raimundinho da Audiolar, em seguida Zezão e Aristeu Nunes, Priscylla e Fernando Sá e o vice-prefeito Orlando Pinto. A cada encontro ou reunião, pose para fotos, com todos sorrindo, de mãos dadas. Mas, até o momento foi só pra pose mesmo.
Comenta-se que, mais uma vez, eles estarão reunidos na próxima terça-feira 19-07. Nessa reunião, “ou vai ou racha”, como se diz no ditado popular. Ou sai um candidato único ou a oposição sairá dessa reunião mais rachada do que está. É aguardar pra conferir depois.