A Secretaria Municipal de Saúde mantém um médico morando e atendendo na própria comunidade.
Há quase dois anos, os moradores do Povoado Angical, distante 20 quilômetros da sede do município, estão tendo um atendimento diferenciado no setor de saúde. Além das ações implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde, um médico cubando está morando no próprio povoado por determinação do prefeito Juran Carvalho. “Entendemos que o médico trabalhando e morando no próprio povoado, a comunidade vai ter acesso um atendimento de saúde mais rápido e mais eficaz”, garantiu o prefeito.
Reforma e Ampliação
A primeira ação da prefeitura foi a reforma e ampliação do velho centro de saúde transformado em UBS – Unidade Básica de Saúde. Novas salas, consultórios e até banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais foram construídos. Na UBS são oferecidos; consultas, curativos, vacinas e imunizações. O medicamento é distribuído regurlarmente.
Diariamente o médico cubando atende cerca de 20 pessoas. “Quase todos os problemas conseguimos resolver por aqui mesmo. Os casos mais graves a gente encaminha para o Hospital Materno Infantil”, afirma Joanny Gonzales.
Desde que chegou ao Angical, Gonzales criou um vínculo muito forte com a comunidade. Logo depois de atender o último paciente na UBS, Cubano como é carinhosamente chamados pelos moradores faz o atendimento nas residências de pacientes com dificuldade de mobilidade. Acompanhamos o atendimento a Lendro Mota de 31 anos de idade que sofre de problemas mentais. “Acompanho o Leandro desde que cheguei aqui e temos tido um bom resultado do acompanhamento que estamos fazendo com ele”, finaliza o médico cubano.