A quinta fase da Operação Fusarium, realizada pela Polícia Federal, encontrou cerca de 85 mil pés de maconha em terras indígenas na região de Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, nas proximidades dos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo. Os agentes policiais responsáveis pela ação destruíram 500 mudas e 1 kg de sementes da planta.
A operação, cumprida de 18 a 23 de de outubro, no Maranhão, também se estendeu para outros estados do Brasil como Pernambuco, Bahia e até para o Paraguai. Ao todo, foram encontradas 28 toneladas de entorpecentes até o momento. Durante o procedimento, a polícia chegou a prender uma pessoa que foi achada em uma das plantações. O acusado portava drogas e uma espingarda no momento da apreensão.
A ação contou com cerca de 42 servidores (entre delegados, agentes, escrivães e agentes administrativos), dois helicópteros da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal –CAOP, bem como, contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão. A operação foi denominada “Fusarium” em alusão a fusariose: doença infecciosa causada por um fungo oportunista, o Fusarium spp., que pode ser encontrado no ambiente, principalmente em plantações.
.
.
Com informações o imirante.com