Na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, a cidade de Barra do Corda, localizada a 450 quilômetros da capital São Luís, será palco de uma visita muito especial. Os pais da líbero da seleção brasileira de vôlei feminino, Nyeme Nunes, Nelinho e Nívea, receberão uma equipe de reportagem da Rede Globo em sua residência.
A visita, que está sendo aguardada com grande expectativa, conta com a presença do repórter Tiago Medeiros, do Globo Esporte. A equipe da emissora nacional pretende acompanhar e registrar o emocionante jogo entre a seleção brasileira e a República Dominicana, marcado para às 8h da manhã, no aconchego da casa dos pais de Nyeme.
Nyeme Nunes, natural de Barra do Corda, tem sido uma das grandes estrelas das Olimpíadas de Paris, na França. Desde a pré-adolescência, quando demonstrou uma paixão fervorosa pelo esporte, ficou claro que seu destino era brilhar no vôlei. Com apenas 13 anos, Nyeme deixou sua cidade natal e se mudou para a capital, São Luís, onde rapidamente se destacou nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s). Seu talento logo a levou para novos horizontes, passando pela Fundação Bradesco, e equipes de São Paulo/Barueri, até chegar ao Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, onde atualmente defende seu time com garra e competência.
A trajetória de Nyeme é motivo de grande orgulho para seus pais e para toda a comunidade de Barra do Corda. Sua dedicação e conquistas no vôlei não apenas a elevaram ao status de estrela nacional, mas também trouxeram um brilho especial para sua cidade natal. A visita da equipe da Rede Globo é uma oportunidade para que todos possam comemorar e reconhecer o impacto e a influência positiva que Nyeme tem proporcionado, tanto no esporte quanto em sua terra natal.
Os moradores de Barra do Corda estão ansiosos para ver a cobertura que a Rede Globo fará, e a visita promete trazer ainda mais visibilidade e alegria para um município que sempre acreditou no potencial de sua filha prodígio. Que este momento especial sirva para inspirar muitas outras jovens promessas e continuar a história de sucesso de Nyeme Nunes.
Biografia de Nyeme Nunes
Nyeme Victória Alexandre Costa Nunes nasceu em Barra do Corda no dia 11 de outubro de 1998; é uma jogadora de voleibol brasileira. Atuante na posição líbero, também atuou como ponta, com marca de alcance de 297cm no ataque e 280 cm no bloqueio, que atuando pela Seleção Brasileira conquistou as medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2016 no Brasil e integrando a seleção principal conquistou a medalha de prata na Liga das Nações de 2021 na Itália.
Ela iniciou na modalidade por influência de sua mãe, Nívea praticante assídua de voleibol, chegou a competir em sua localidade com sete meses de gestação quando trazia a Nyeme em seu ventre, também seu pai Nélio atuou como técnico de voleibol. Segundo Nívea, quem deu a primeira chance para Nyeme foi Antonio Filho – professor de educação física e jogador de volei do Colégio Frederico Figueira, que, ao ver Nyeme jogando percebeu seu talento e imediatamente arrumou uma bolsa de Estudos no CEC – Centro Educacional Cristão; mais tarde, com incentivo da amiga e jogadora de volei Sabrina Arruda, o sonho de uma carreira profissional pouco a pouco ficava mais perto. E foi com as boas referências dadas por Sabrina, que surgiu a oportunidade de representar o Colégio Upaon-Açu em São Luís. Sob o comando do professor André Fernandes, destacou-se no Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) em 2012, categoria infantil e foi premiada como atleta destaque da modalidade, classificou o colégio para Jogos Escolares da Juventude, quando sagrou-se vice-campeã e uma das melhores jogadoras da categoria.
Tempos depois, integrou a seleção maranhense conquistando o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-19 de 2015, e mais tarde as categorias de base da seleção brasileira; salienta-se que ela iniciou como ponteira e após não atingir maior estatura migrou para função de líbero.
Aos 13 anos de idade começa a treinar no Maranhão/CEMAR, com 15 anos estava no elenco que disputou a Superliga Brasileira A. Devido a pouca idade não disputou uma partida. Na temporada de 2014 foi convidada para jogar no Barueri e em seguida no Bradesco, sendo campeã estadual nas categorias Sub-19 e Sub-21.
Na temporada 2019-20 integra o elenco do São Paulo/Barueri e sagrou-se campeã do Campeonato Paulista de 2019. Às vésperas da Olimpíada de Tóquio, foi convocada pelo técnico José Roberto Guimarães para disputar a Liga das Nações de 2021 em Rimini e sagrou-se medalhista de prata.