Por: Dalvino Barbosa.
Com os resultados do final de semana o cenário dos clubes maranhense que disputa os campeonatos brasileiros das series C e D, definiu a classificação do Maranhão para a próxima fase com duas rodadas de antecipação, o Moto, provavelmente vai decidir a sua vaga na última rodada fora de casa, no Tocantins contra o Tocantinópolis, já o Sampaio voltou à zona do rebaixamento.
GOLEADA E CLASSIFICAÇÃO GARANTIDA.
No duelo maranhense, o Maranhão goleou o Moto Club por 5 a 1, em partida válida pela 12ª rodada do campeonato brasileiro da Série D. O MAC foi muito superior ao Moto, chegou a abrir uma vantagem de 3 a 0, com gols de Barata, em cobrança de pênalti, Felipe Cruz e Ronald Camarão, Geovane Itinga ainda descontou para o Moto no final do primeiro tempo. No segundo tempo o MAC continuou com a mesma pegada e ampliou o placar para 5 a 1, Felipe Cruz e Alexandre marcaram os gols que decretou a goleada do Bode Gregório.
Com a vitória o Maranhão garantiu a classificação para a próxima fase na competição, chegou a 21 pontos, 6 a mais que o Fluminense – PI, 5º colocado, mesmo vencendo os dois jogos o Fluminense-PI, chegaria aos mesmos 21 pontos do MAC, mais perde no critério número de vitórias, o MAC já tem 6, e o Fluminense só chegaria a 5. Na próxima rodada o MAC vai ao Piauí, enfrentar o River.
MOTO DECIDE A VAGA FORA DE CASA.
Com a goleada sofrida para o Maranhão, o Moto caiu para 6ª colocação, e vai ter que decidir a vaga fora de casa na última rodada contra o Tocantinópolis, com 15 pontos, mesmo que vença o Altos em São Luís, e o Tocantinópolis perca seu jogo fora de casa para o Cametá, as duas equipes irão decidir essa última vaga, na última rodada, vale ressaltar que se o Cametá vencer o Águia, amanhã será mais uma equipe a entrar na briga por essa quarta vaga.
SAMPAIO DE VOLTA AO Z 4.
Após uma sequência de bons resultados, o Sampaio não conseguiu repetir as boas atuações anteriores, isso por conta da boa organização tática, da Ferroviária, a equipe paulista está invicta na competição, e soube neutralizar os pontos fortes do Sampaio, que não conseguiu em nenhum momento ser superior que a Ferroviária, pelo contrário o meio campo do Sampaio foi completamente dominado pelo da Ferroviária. Ricardinho, o maranhense Xavier e Juninho, não deram chances aos meias boliviano.
A vitória foi construída no primeiro tempo, com gols de Victor Andrade e Carlão em cobrança de pênalti, com o resultado, o Sampaio estacionou nos 10 pontos e caiu para 17ª colocação, e pode perder mais uma posição caso o Floresta, empate ou vença o São José hoje à noite. O próximo jogo do Sampaio será contra o São José-RS, sábado no Castelão.