O Secretário Estadual de Planejamento Fábio Gondim orientou preitos e primeiras damas gestoras a melhorar dados estatísticos dos seus municípios.
O Secretário de Planejamento do Estado Fábio Gondim está neste momento proferindo palestra no Auditório Vinicius Torres cujo tema é Gestão Por Resultados. A palestra faz parte da programação do II Seminário Estadual de Polícias Públicas. Fábio Gondim chamou a atenção para o momento positivo que atravessa o Maranhão, ” O Maranhão foi o estado da federação que mais cresceu no último ano”, observou. Gondim apresentou as quinze diretrizes administrativas do governo estadual, “É importante que todos os municípios tenham diretrizes iguais a essas e que todos os servidores tomem conhecimento delas, assim fica mais fácil os municípios conseguir recursos”.
Fábio Gondim citou como exemplo, o que o administrador precisa fazer para diminuir a taxa de analfabetismo noa seus municípios, “É bfazer o mesmo que estamos fazendo no governo do estado, começando trabalhar pelos municípios ou povoados com o maior índice de analfabetismo, fazendo isso melhoram on números do IDEB. Por ultimo, Gondim declarou que a melhor maneira do gestor estar por dentro de tudo que acontece na sua administração é se reunindo com o seu secretariado vitando como exemplo os governadores do Espírito Santo Renato Casagrande e Anastazia de Belo Horizonte que se reúnem semanalmente com seus secretários, “O prefeito Juran me dizia ainda há pouco que se reúne todo mês com o seu secretariado e o caminho é por aí. Fazendo isso, o prefeito vai estar por dentro de tudo que está acontecendo”, avaliou Gondin
Em seguida o Secretário de Planejamento tirou dúvidas exclusivamente das primeiras damas durante apresentação de grupos de trabalho. De acordo com algumas primeiras damas, o maior problema na maioria dos municípios, é na falta de infraestrutura no setor planejamento, ficando reféns apenas de contadores. Gondim pensa ao contrário, “O contador nao é o profissional mais indicado para isto, o melhor é fazer um concurso para a área”, finalizou.