Ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, é preso dentro de hospital condenado por estupro

Nesta quinta-feira (22/05), o ex-deputado federal e ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, foi preso após a Justiça maranhense expedir um mandado de prisão definitiva. A condenação, transitada em julgado, refere-se a um crime de estupro cometido em 2013 e em 2016, Ribamar Alves foi preso quando ainda ocupava o cargo de prefeito do município.

De acordo com informações obtidas pelo Blog de Adonias Soares, o mandado foi emitido pela 4ª Vara de Santa Inês contra José de Ribamar Costa Alves, médico de profissão e ex-gestor público. O número do processo é 0000657-30.2016.8.10.0000.01.0001-02, mas os detalhes sobre o caso ainda não foram totalmente divulgados.

Imagens fornecidas pela Polícia Civil

Policiais civis da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês localizaram Alves em um hospital na cidade de Nova Olinda, onde ele realizava atendimentos médicos. Após a prisão, ele foi encaminhado para a UPR de Santa Inês, onde ficará à disposição da Justiça para cumprimento da pena.

Esta não é a primeira vez que Ribamar Alves enfrenta acusações de crimes sexuais:

– Em janeiro de 2016, quando ainda era prefeito, ele foi preso em flagrante após uma estudante de 17 anos registrar um Boletim de Ocorrência acusando-o de estupro.

– Em dezembro de 2013, ele foi acusado de assédio sexual contra a então juíza de Santa Inês, Larissa Tupinambá. O caso ocorreu durante uma reunião para tratar de assuntos municipais.

Agora, quase 10 anos depois do crime, a Justiça determinou sua prisão, encerrando um longo processo judicial.

A prisão de Ribamar Alves reacende o debate sobre impunidade e abuso de poder, especialmente quando envolvem figuras públicas. A condenação, após anos de tramitação, demonstra que a Justiça, mesmo que tardiamente, pode ser feita.

Ainda segundo informações, a população de Santa Inês e defensores dos direitos das mulheres acompanham o caso com atenção, esperando que a sentença sirva como um alerta contra a violência sexual e a cultura de impunidade.

Arquivos do blog