O Diário Oficial do Município (DOM) de Presidente Dutra trouxe, em sua edição da última sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, a publicação da demissão de Elisabeth Araújo Cantanhede, conhecida como “Beth”, dos quadros da Guarda Civil Municipal. A decisão foi tomada após determinação do Poder Judiciário, que condenou Elisabeth a 14 anos de prisão em sentença transitada em julgado. A ex-agente já se encontra presa na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Presidente Dutra, onde cumpre pena em regime inicialmente fechado pelo assassinato do jovem Wanderson Sousa Costa, ocorrido na madrugada do dia 18 de julho de 2011.
Relembre o crime que abalou a cidade
O crime ocorreu na madrugada de 18 de julho de 2011, por volta de 1h da madrugada, quando Wanderson Sousa Costa, então com 22 anos, conduzia uma motocicleta pela rotatória próxima à rodoviária de Presidente Dutra. Ele estava acompanhado de Romila Moura Ferreira, sua namorada na época. Segundo a denúncia do Promotor de Justiça Rosalvo Bezerra de Lima Filho, que atuou no caso inicialmente, Elizabeth Araújo Cantanhede dirigia um veículo que colidiu intencionalmente contra a motocicleta de Wanderson e Romila.
O atropelamento não foi um acidente, mas um ato de vingança. Minutos antes, Romila havia se envolvido em uma briga com Mara Ysa Rodrigues de Moraes, amiga de Elizabeth, no “Bar do Leudo”, localizado na Avenida Tancredo Neves. A discussão entre as duas mulheres escalou para agressões físicas, tanto dentro quanto fora do estabelecimento. Após o confronto, Elizabeth teria afirmado que mataria Romila como vingança.
Wanderson e Romila deixaram o bar de motocicleta, mas foram perseguidos por Elizabeth, seu irmão Hendel Araújo Cantanhede e Mara Ysa, que estavam no mesmo veículo. Na rotatória, próxima à rodoviária, o carro dirigido por Elizabeth atingiu a motocicleta por trás, atropelando Wanderson e Romila. No processo, testemunhas relataram que, após o primeiro impacto, Elizabeth teria passado novamente sobre as vítimas, deixando o carro parado em cima delas. Em seguida, todos os ocupantes do veículo fugiram do local.
Wanderson Sousa Costa não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já Romila Moura Ferreira sofreu lesões graves, que a deixaram em risco de morte e a incapacitaram para atividades cotidianas por mais de 30 dias.
CLIQUE NO LINK E BAIXE A ÍNTEGRA DA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO