Economia Criativa fortalece o desenvolvimento do Sertão Maranhense

LIDER Sertão Maranhense, desenvolvido pelo Sebrae, reuniu líderes culturais para apresentação de projeto de ampliação da atuação cultural da região. 

 

Um encontro promovido pelos lideres do Sertão Maranhense começou a mapear o potencial cultural para o desenvolvimento da região, reunindo os principais responsáveis pela produção cultural nas cidades de Paraibano e Pastos Bons na última semana. Com a presença de diversas lideranças locais, o evento teve como objetivo reconhecer os artistas e gestores culturais, além de apresentar um projeto de desenvolvimento que promete transformar a economia criativa nas comunidades envolvidas.

Um passo importante para a região, considerando que em 2021, o setor cultural brasileiro recebeu cerca de R$ 1,7 bilhão, mas ainda enfrenta grandes desafios para assegurar recursos adequados ao seu pleno desenvolvimento. No Maranhão, o investimento em cultura é igualmente essencial, e, embora políticas públicas como a Lei de Incentivo à Cultura tenham promovido avanços, o caminho para consolidar a cultura local de forma mais ampla é longo.

“Ainda é muito baixo o investimento em cultura, mas a situação começou a mudar nos últimos anos devido a iniciativas como a Lei Paulo Gustavo, que alocou R$ 3,9 bilhões para projetos culturais, evidenciando uma disposição crescente para fortalecer o setor e se nos organizarmos podemos usar projetos como esse para transformar o nosso Sertão”, disse Cesia Margareth, participante da equipe do Eixo de Economia Criativa do LIDER Sertão Maranhense.


Cultura e economia no Sertão

Em Paraibano, o encontro foi uma oportunidade valiosa para discutir as necessidades e desafios enfrentados pelos profissionais da cultura. Os participantes compartilharam seus anseios, trocaram experiências e identificaram gargalos que limitam o potencial criativo local. A escuta ativa da equipe do LIDER foi fundamental para assegurar que os próximos anos sejam marcados por um aumento significativo nas iniciativas culturais e na valorização das práticas artísticas da região.

O grupo com representantes de 12 municípios, escolheu Colinas, Pastos Bons e Paraibano para iniciar suas atividades focadas na economia criativa, com ênfase em ajudar os criativos a se destacarem no mercado atual, por meio do desenvolvimento de marcas, estratégias eficazes e capacitações contínuas.

Durante o evento, Maria José Lopes, Watuze Silva e Regina Lopes, moradoras do povoado Vazinha, em Paraibano, compartilharam suas experiências na criação de uma associação de mulheres que, nos últimos três meses, tem produzido e exposto artesanatos de crochê em feiras da região.

“Estamos entusiasmadas e com vontade de fazer com que o nosso projeto continue crescendo. Atualmente são 24 mulheres produzindo várias peças de crochê e estamos levando o trabalho delas para toda região. Já é um sucesso! Receber o apoio do grupo do LIDER, nos dá convicção de que estamos no caminho certo”, disse Regina Lopes, entusiasmada com o impacto transformador que a cultura pode trazer para vida dela e das outras mulheres do grupo.

Em Pastos Bons, a presença de Doralice Mendes de Sousa, uma mulher de 66 anos que sustentou seus filhos vendendo sabão, azeite e carvão, trouxe um toque de emoção ao encontro, sublinhando a importância da geração de renda através da cultura. Seu testemunho ressalta a relevância de apoiar e capacitar mulheres como ela e transformar suas histórias em negócios sustentáveis.

Parcerias e colaborações para o Futuro

Os lideres do Sertão Maranhense começam atuar como um elo entre a cultura e a economia, promovendo um ambiente propício para o nascimento de iniciativas criativas para fortalecer a região. ”Com o apoio do Sebrae e a colaboração entre a comunidade, os frutos deste eixo não apenas têm o potencial de fortalecer a economia local, mas também de valorizar a rica herança cultural da região, criando oportunidades para um futuro mais próspero e sustentável”, concluiu Allan Kennedy Silva, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra.

 

Arquivos do blog