Por: Dalvino Barbosa.
Na próxima quarta -feira ( 28) , o Sampaio estreia na Copa do Brasil, no estádio Florestão às 21:h30, no Acre contra o Humaitá. Vamos analisar como o Sampaio chega para essa estreia .
O TIME NÃO EVOLUIU:
A eliminação pelo Potiguar na Pré-Copa do Nordeste, foi o primeiro sinal das dificuldades que a equipe comandada por Thiago Gomes iria enfrentar. Mesmo sabendo que o tempo entre a montagem do elenco e a estreia na temporada foi curto, já se vislumbrava dificuldades.
No campeonato maranhense já foram disputadas 9 partidas, e o que se observa dentro de campo é um time estático taticamente, sem nenhuma evolução visível, se não vejamos: Na primeira partida, o time só conseguiu a vitória contra o Cordino aos 44 minutos do segundo tempo, em campo, um time, apático, sem verticalidade e com um sistema com três zagueiros que não funcionou. Na partida seguinte contra o Pinheiro, mais uma vitória apertada por 2 a 1, e sem convencer e empolgar o torcedor, e ainda como uma dose de sorte, se o Pinheiro tivesse aproveitado a cobrança de pênalti quando já vencia por 1 a 0, o resultado poderia ser diferente.
As vitórias contra Tuntum ( 1 a 0) e Chapadinha (2 a 0), o time apresentou os mesmos erros, e sem criatividade.
A partida que demonstrou a fragilidade e a falta de evolução foi contra o Maranhão, o time foi goleado por 3 a 0. A vitória contra o seu maior rival Moto por 2 a 0, foi mais em função da fragilidade do Moto, do que virtude do time do Sampaio, a prova disso veio na partida seguinte quando foi derrotado pelo Imperatriz.
A goleada de 5 a 2 contra o Cordino foi em decorrência da estratégia do treinador do Cordino que iniciou a partida no sistema 4 x 2 x 4, o Sampaio aproveitou a fragilidade de marcação no meio campo e abriu 3 a 0. Ainda no primeiro tempo, o treinador Arilson Costa, desfez o Sistema e o Sampaio voltou a ser o Sampaio de sempre, é só observar o resultado do segundo tempo do jogo que ficou no empate em 2 a 2. Nesse jogo de ontem a noite contra o Pinheiro, apesar do campo pesado, o time continuou cometendo os mesmos erros, sem criatividade, sem verticalidade, se limitando a bolas paradas, as jogadas individuais do Pimentinha, apesar do empate, o Pinheiro foi melhor e mais organizado dentro de campo.
POR QUE O SAMPAIO NÃO EVOLUI ?
O torcedor do Sampaio vive se perguntando por que o Sampaio não evolui? Vamos elencar alguns fatores que possam está causando essa não evolução.
SISTEMA DE JOGO ?
O treinador Thiago Gomes, é adepto do sistema com três zagueiros, esse sistema não encaixou, e não tem dado certo em virtude dos zagueiros que o Sampaio possui no elenco, não terem características que encaixe com o Sistema, vale ressaltar que algumas vitórias no campeonato vieram quando o Thiago Gomes desfez o sistema.
ELENCO ?
Alegando dificuldades financeira a diretoria do clube investiu em jogadores experientes e que o salário cabia no orçamento, foram os casos do goleiro Felipe e do lateral Cortez, os outros atletas, são jogadores que tiveram na formação da base, times de expressão do futebol brasileiro. Dentro de campo essa mescla não tem dado muito certo, até porque, os atletas que tem se destacado, são os já conhecidos pelo torcedor do Sampaio, como Pimentinha, Ferreira, Mauricio, Cebolinha, Adauto Junior.
GARRA ?
O torcedor tem reclamado bastante da falta de vontade de alguns jogadores em campo, eu não vejo por esse lado, acredito que o motivo é a acomodação por parte de alguns atletas, o fato de jogar no Sampaio, ser o Sampaio, o jogador acredita que vai ganhar e não há a necessidade de se “matar” em campo.
ESTREIA NA COPA DO BRASIL:
Pela performance do time nesse inicio de ano, o torcedor do Sampaio anda bastante desconfiado de sua equipe para a disputa da sua 27ª participação na Copa do Brasil.
É inegável que pela história, pela estrutura, pela camisa, pelos títulos, o Sampaio é favorito para avançar de fase, para isso, tem que mudar o comportamento dentro de campo, colocando mais vontade e determinação, caso contrário, continuando com esse futebol burocrático que vem apresentando, o Sampaio poderá ser surpreendido, lembrando que, estrutura, camisa, títulos, historia , não ganha jogo.