Santo Antonio dos Lopes se vê, mais uma vez no olho do furacão da corrupção desenfreada protagonizada pela gestão atual.
Na última semana o prefeito de Santo Antonio dos Lopes Bigu de Oliveira, com uma “ajudinha” do Presidente da Câmara Municipal Ivon Correa, está sendo acusado de ter extrapolado todos os limites da moralidade pública e de literalmente ter passado a perna em oito vereadores com o objetivo de fazer um empréstimo de até 20 milhões junto ao BNDES, endividando a prefeitura nos próximos vinte anos.
Para a prefeitura contrair qualquer empréstimo, a Câmara Municipal tem que autorizar com votos de dois terços, ou seis vereadores. Mas como explicar para estes mesmos vereadores o motivo de um empréstimo para UMA PREFEITURA TÃO RICA, QUE RECEBE EM MÉDIA OITO MILHÕES POR MÊS de repasses constitucionais? Não dá né?
De acordo com um vereador, foi aí que entrou a velha malandragem do prefeito. Tendo o Presidente da Câmara Ivon Correa como seu faz tudo, Bigu mudou-se para uma sala dentro do prédio daquela casa legislativa e assumiu de fato a presidência, para uma conversa individual com todos os vereadores.
“Para cada um, o prefeito contava uma história diferente, prometia empregos e obras para o município, caso a gente assinasse um papel em branco pra ele levar a documentação na Eneva a fim de receber uns impostos atrasados há mais de dez anos”, declarou um vereador.
O prefeito teria mostrado vários projetos de construções de praças e escolas com o objetivo de convencer os parlamentares municipais da existência dos débitos relativos a tributos municipais que a concessionária de gás Eneva tinha junto ao município.
De acordo com o vereador Mazim do Anajá, Bigu de Oliveira teria até apresentado as plantas das obras que seriam realizadas com os impostos que seriam pagos pela empresa de gás, mas para isto precisa da assinatura dos nove vereadores. “Na verdade o prefeito Bigu de Oliveira nos enganou, nos passou a perna, não sei se os outros estavam sabendo, pelo menos eu não fui comunicado antes de nada e fiquei revoltado quando soube que era pra “montar uma sessão falsa” pra fazer esse empréstimo”, declarou o vereador Mazim do Anajá.
Quatro vereadores denunciam que, de posse dos papeis assinados em branco, Bigu, com o conhecimento e ajuda do vereador Ivon Corrêa teriam forjado a sessão e anexado a papelada ao projeto de lei do executivo autorizando o tal empréstimo. A denúncia é grave e três vereadores que se sentem ludibriados pelo prefeito devem formular denúncia no Ministério Público.
Na última semana o assunto dominou as redes sociais e grupos de Watsaap com a população de Santo Antonio dos Lopes revoltada e ao mesmo tempo se sentindo trapaceada por Bigu de Oliveira. Agora cabe ao MP e a Justiça fazerem a sua parte. A população aguarda uma resposta com a máxima urgência.
O QUE DIZ A ENEVA
Em contado com a redação do Blog de Adonias Soares, a assessoria de imprensa da Eneva no Rio de Janeiro informou que a empresa não tem nenhum débito com a prefeitura de Santo Antonio dos Lopes relativo a tributos municipais.
O prefeito Bigu de Oliveira e o vereador Ivon Correa não foram localizados por nossa equipe de reportagem.
O espaço está aberto para que cada um dê a sua versão dos fatos.