O cargo de diretor ou diretora geral de um hospital do porte do Socorrão de Presidente Dutra deveria, pela via de regra ser ocupado por um médico ou médica com pós-graduação ou especialização. Deveria. Mas não é isso que acontece no maranhão e em especial aqui no município. O que sempre prevaleceu, foi o apadrinhamento político. E não está sendo diferente nesse início do “governo da mudança” de Flávio Dino (PC do B). O novo governador indicou para Diretoria Geral do Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra (HUEPD) uma Nutricionista. Trata-se de Daniela Cunha, esposa do prefeito de Tuntum, Tema Cunha, não por critério técnico, mas por critérios meramente políticos.
Três pesos pesados da política que apoiaram Flávio Dino, Carlos Brandão, vice-governador, Orlando Pinto, vice-prefeito de Presidente Dutra e o vereador Zezão, entraram na briga pela indicação. Como rolo compressor, Tema esmagou todos exigindo de Flávio Dino a indicação da mulher. Uma fonte de dentro do novo governo revelou ao Blog o verdadeiro interesse do prefeito de Tuntum pela diretoria do HUEPD; “Ele (Tema) conseguiu convencer o governador (Dino) que, com a mulher no cargo, fica mais fácil elegê-la deputada estadual ou federal”, afirma a fonte. Só precisa mesmo é combinar com o eleitor.
Por muito pouco a indicação de Daniela Cunha não cria um grande problema para o governador Flávio Dino, não fosse os demais pretendentes terem usado o bom senso e aceitado de boa.
Explica-se: O mais cotado para a direção geral do Socorrão era o Odontólogo Osny Lima, pós-graduado e especialista em administração financeira hospitalar, ex-diretor do órgão e grande líder político de Santo Antônio dos Lopes. Sarneyzista histórico, Osny foi a primeira liderança a romper com a chamada oligarquia e declarar apoio ao projeto comunista de governo. Em troca, na época, teriam garantido seu retorno ao Socorrão como Diretor Geral. Mesmo traído, Osny Lima optou pelo bom senso, talvez não querendo desgastar o governo logo no seu início e aceitou a “traição comunista” numa boa.
A nova diretoria do Socorrão ficou assim:
Diretora Geral: DANIELA CUNHA – Nutricionista e Primeira Dama de Tuntum
Diretor Administrativo: OSNY LIMA – Odontólogo
Diretor Clínico: ORLANDO MAURO – Médico e Candidato derrotado à Prefeitura de Senador Alexandre Costa.
10 Responses
sem duvida nenhuma, Dr. Tema e um verdadeiro merecedor do tal cargo do socorrão. um lutador e um soldado de frente na batalha vencida por Flavio Dino. Dr. Tema foi humilhado, masacrado, preso,e perseguido pela oligarquia, então foi sim, mais do que justo esse cargo olha merece muito mas, e o mair lider politico da região sem soma de duvida parabens Dr.Tema você merece.
Já que fala tanto de qualificação, me diz aí qual qualificação que o Pio tem para ser secretário de esportes?!
Mais que merecido esse cargo para a Nutricionista Daniella onde a mesma exerceu o cargo de coordenação da nutrição neste mesmo hospital, todos os funcionários do socorrao conhecem e são sabedores das qualificações que Daniella tem. Agora lhe pergunto meu amigo blogueiro quais qualificações teem os diretores do hospital do município e quais qualificações teem os secretários de seu tão admirado prefeito juram? Me responda o povo quer saber!!
Adonias o Osny e uma indicação do Dep. estadual Fábio Macedo!
Resposta: Isso não é verdade. Osny tem cacife próprio até pra se auto-indicar. Os Macêdo andam dizendo que estão indicando todo mundo na região só pra mostrarem que estão com força junto ao novo governo, o que é outra grande mentira. Estão recebendo umas migalhas a conta-gotas. Isso sim é verdade.
Ela mereceu sim meu caro Adonias, ela trabalhou no socorrão e entende muito bem de saúde, não sei porquê explana tanto o fato dela ser nutricionista , saiba você que ela é uma ótima profissional e competente. Ela já trabalhou no socorrão e sabe muito das necessidades de lá , ela mais do que ninguém é ao meu ver qualificada pra este cargo!
Meu caro você é um babão do osnyr , ela tem competência sim! Ela é primeira dama , Secretaria de ação social e nutricionista , será se ela não tem competência?! E você ta ganhando quanto pra babar o osnyr? Ela é tão importante que o governador achou ela competente pra assumir este cargo. E você o que é você é? No ponto de vista você é um babão de carteirinha !
.
.
Resposta: Quem não tem argumento parte pra agressão. Coisa comum de bajulador. Deve ganhar um mensalinho da prefeitura. Porque eu seria babão do Sr. Osny, se não sou seu amigo? Da próxima vez apareça aqui com nome verdadeiro, caso contrário serei obrigado a divulgar o numero do IP do seu computador.
O Maranhao como qualquer outro lugar do Brasil padece dessa falta de caráter e etica desses políticos corruptos que só pensam em se dar bem. Presidente Dutra é muito carente de desenvolvimento econômico e social. Nasci nessa cidade e já estou há 18 anos fora de lá, sinto muitas saudade da minha origem, mas quando retornei a minha terra natal pude constatar a falta de evolução graças a esses nossos magníficos representantes políticos e a sociedade em metê-los no poder.
O “Osny” que vocês estão falando é o “ORNY LIMA”, aqui de Santo Antonio dos Lopes?
Apadrinhamento político é via de regra no Brasil, infelismente.
Entretanto argumentar que a direção do hospital deveria, pela via de regra ser ocupado por um médico ou médica com pós-graduação ou especialização é falta de conhecimento.
A direção do hospital precisa de um profissional com conhecimento na gestão e na saude, sendo executável por qualquer profissoal da saúde, não exclusivo a médicos.
O maior hospital do Maranhão é administrado por uma Enfermeira.
Via de regra deveria ser um profissional da saúde, concursado e com qualificações, isso sim.
SÓ MESMO AS PESSOAS DE TUNTUM PRA ENTENDEREM QUE NUTRICIONISTA CONHECE DE GESTÃO. ESSA PATRICINHA AÍ SÓ CONHECE É DE MORDOMIA.