Rede estadual de ensino será contemplada 259 quadras poliesportivas.

A comunidade escolar da rede estadual de ensino será contemplada com 259 quadras poliesportivas. Do total, 76 quadras ganharão cobertura e 183 quadras poliesportivas com vestiários serão construídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), nas escolas com o mínimo de 500 alunos. Para que as construções tenham início, a secretaria abriu o processo de licitação que irá definir as empresas que irão executar as obras.

 Até o momento os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aprovaram a construção de 18 das quadras com vestiários. A construção de mais 43 quadras passa por análise técnica do FNDE e 122 se encontram em processo de cadastramento.

O FNDE contemplou a comunidade escolar com a cobertura de 76 quadras em escolas da rede estadual de ensino, localizadas em diversos municípios. Do total, estão aprovadas 26 coberturas de quadras, 12 estão em análise e 38 estão em fase de coleta de dados.  Concluída a primeira etapa do processo de licitação as obras deverão ser iniciadas neste segundo semestre, algumas das quais na primeira quinzena de agosto.

Na execução das obras serão investidos recursos liberados pelo FNDE, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-II) do Governo Federal, informa a secretária adjunta de Suporte ao Sistema Educacional da Seduc (Sasse), Consuelo Borges Magalhães.

Ela explica ainda que a cobertura e a construção de novas quadras poliesportivas vão impactar de forma significativa na educação maranhense e também irão contribuir para a descoberta de novos talentos para o universo desportivo na prática de diversas modalidades.

Consuelo Borges enfatiza que o uso das quadras em escolas da rede estadual de ensino é um componente obrigatório para os alunos do ensino fundamental e médio, orientados por profissionais qualificados. Nos anos iniciais do ensino esta vivência na utilização das quadras deve ser desenvolvida nas escolas para que os alunos tenham um maior contato com as práticas desportivas.

As quadras, explica, também poderão ser utilizadas pelas comunidades residentes no entorno das escolas para a realização de diversas atividades, monitoradas por meio dos programas desenvolvidos pela Seduc. “Com a construção e cobertura de 259 quadras em todo o estado, a comunidade, a secretaria e a educação irão conquistar resultados expressivamente positivos”, avalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Arquivos do blog