Em São José dos Basílios ao que parece, o “racha” não é no grupo do atual prefeito Farinha Paé, e sim na oposição que vem se desentendendo de forma infantil e conta até o momento com nada menos que três pré-candidatos a prefeito dispostos a não abrir mão de suas pretensões.
E essas três linhas oposicionistas que, até o momento se mostram completamente antagônicas são lideradas pelo ex-prefeito Walter Riograndense, pela vereadora Antonia do Wilson Borges e pelo ex-vereador de Presidente Dutra, Jurivan Carvalho
Vamos aos fatos
Walter Riograndense esperava ser ele o candidato natural a ser indicado pelas oposições coligadas, fato que ficou evidenciado até o dia da eleição estadual de 2018, quando ele apoiou o deputado estadual Ciro Neto na expectativa de ser apoiado pelo parlamentar na eleição deste ano.
A vereadora Antonia Vieira ou Antonia do Wilson era tida como força capaz de estabelecer uma candidatura com reais chances de vitória; e por três motivos: 1) era bem avaliada, 2) Walter Riograndense teria feito uma má administração; e 3) o atual prefeito Farinha Paé vem sendo apontado por muitos como um péssimo gestor.
Jurivan Carvalho, o terceiro nome da oposição, até bem pouco tempo militava politicamente em Presidente Dutra, cidade administrada pelo irmão Juran Carvalho, elegendo-se vereador por dois mandatos e onde foi Presidente da Câmara Municipal.
Jurivan é tio do deputado estadual Ciro Neto, que, segundo amigos próximos de Walter Riograndense, teria o compromisso de apoiar a candidatura do ex-prefeito. “O que acabou não acontecendo até o momento, porque o deputado Ciro preferiu lançar e apoiar a pré-candidatura do tio à prefeitura de São José dos Basílios”, declarou um líder comunitário que não quis se identificar, para em seguida completar; “Uma eventual vitória dele (Jurivan) fica inviável devido ao pouco tempo de militância politica que ele tem no município”.
Enquanto os três oposicionistas batem cabeça numa disputa boba entre si, o prefeito Farinha Paé assiste tudo de camarote esperando o completo desmonte da oposição para depois entrar em cena juntando os cacos; e assim, garantir sua reeleição com tranquilidade. É esperar para conferir depois.