
Sete, dos treze vereadores que compõem a Câmara Municipal de Presidente Dutra deixaram o plenário da casa na noite desta segunda-feira (31); e com isso, a votação da prestação de contas da ex-prefeita Irene Soares terminou não acontecendo.
Segundo um vereador contatado pelo Blog de Adonias Soares, momentos antes do início da sessão, um grupo de vereadores se reuniu numa sala ao lado do plenário. Em seguida, continua o vereador, “o Ronaldo (Melo) veio para iniciar a sessão, porém, os vereadores saíram (do plenário)”, completou.
Ainda segundo este mesmo vereador, os vereadores José Jarbas, Silvia, Raimundo Nava, André Jardins, José Lucena Lima, Ozenilson Infeliz e Diullan Pinto, todos favoráveis a aprovação das contas da ex-gestora, manobraram para que a sessão não acontecesse, pela ausência do vereador Biné Soares que testou positivo para a Covid-19 e encontra-se em isolamento em casa.
A matemática é simples; somando os votos favoráveis dos vereadores presentes, incluindo o do presidente da Câmara Ronaldo Melo, totalizaria 8. Sem Biné Soares, não atingiria os dois terços (9) necessários para aprovação da matéria. A saída encontrada foi o abandono do plenário.
Os vereadores, Professor Aldeglan, Mano Pingo de Gente, Irábio Brandão e Kárita de Guadalupe, permaneceram em plenário sem entender direito o que estava acontecendo.
Do lado de fora do prédio, diversas pessoas portando faixas, foram acompanhar a sessão e voltaram pra casa frustradas.