
Nem a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Dutra e muito menos a Direção do Hospital Municipal Elígio Abath (Materno) se manifestaram até o momento sobre a causa da morte de Sara Vanessa de 19 anos de idade. Sequer, uma nota foi emitida explicando os reais motivos que levaram à morte da jovem mãe por complicações durante o parto.
Nos últimos dias, tanto os familiares de Vanessa, quanto a população vem cobrando esclarecimentos das autoridades sobre as causas de sua morte. “A gente quer saber o certo, se foi por morte natural, erro médico ou falta de atendimento no hospital”, indaga uma tia da vítima que não quis se identificar.
De acordo com informações, a jovem fez todo o pré-natal no Materno Infantil acompanhada pelo médico João Neto que teria marcado o retorno dela ao Hospital para o início de janeiro. Ao chegar àquela unidade de saúde na manhã do último dia 07, Vanessa sentia fortes dores.
Segundo familiares, era para ela ser submetida a uma operação cesariana. A decisão de submetê-la a uma cesárea teria sido orientada pelo próprio Dr. João Neto por ela ter começado a apresentar complicações para o bebê. Mesmo assim, depois de ser atendida, deu-se início ao parto normal e horas depois, a jovem mãe teve uma forte hemorragia sendo medicada logo em seguida.
Segundo apurou o Blog, a medicação não teria surtido efeito e o sangramento continuou; foi então que a equipe médica encaminhou Vanessa para o Socorrão de Presidente Dutra; ela não resistiu vindo a falecer pouco tempo depois.
A família de Vanessa diz que até agora não entende porque o hospital optou pelo parto normal e não pela cesárea como indicou o médico que fez seu pré-natal. Isso só a Direção do Hospital ou a Secretaria Municipal de Saúde poderão explicar.
O blog de Adonias Soares entrou em contato com a direção do Hospital e recebeu a informação de que nas próximas horas a diretora clínica emitirá uma nota de esclarecimento relatando o ocorrido.
Sara Vanessa morava no Povoado Sapucaia. Ela deixa um filho de 2 anos de idade; já a criança nascida durante o conturbado parto passa bem.